A segunda semana de outubro apresentou mudanças nas expectativas de mercado para o IPCA. Após três semanas de estabilidade, o indicador foi revisado para baixo. Agora o mercado espera que 2023 encerre com inflação de 4,75%, queda de 0,11 ponto percentual em relação à semana anterior. O recuo nas expectativas está associado ao resultado do IPCA de setembro, que veio abaixo do esperado pelo mercado.
As expectativas para o IPCA de preços administrados também registraram queda, passando para 10,10% a.a. em 2023. Apesar das pressões nos preços, principalmente de gasolina, óleo diesel, gás veicular e energia elétrica, o resultado para este grupo também veio abaixo do esperado em setembro, contribuindo para o ajuste nas projeções, que recuaram 0,10 ponto percentual em relação à última semana.
Já as expectativas para a balança comercial brasileira de 2023 subiram. O valor passou de US$ 72,90 bilhões para US$ 73,70 bilhões. O aumento do saldo está atrelado a divulgação dos dados de comércio exterior referentes a setembro, que bateram novo recorde na série histórica. O bom desempenho da balança comercial brasileira deve-se ao grande volume exportado de commodities, principalmente de grãos, o petróleo e o minério de ferro.
Para esta semana, no Brasil são esperados os dados de atividade econômica, referente a agosto, divulgados pelo Banco Central. Já no exterior, Estados Unidos e China devem divulgar os resultados da produção industrial referente a setembro. Além disso, o governo chinês também irá publicar os dados de desemprego e de vendas do varejo também de setembro, além do PIB do terceiro trimestre.
Acesse o boletim na íntegra abaixo: