Pular para o conteúdo principal

MATRIZ INSUMO - PRODUTO

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou a primeira Matriz Insumo-Produto (MIP) do estado. O documento serve como um instrumento analítico que permite representar os fluxos econômicos catarinenses e apoiar o planejamento industrial. Além disso, possibilita a observação dos encadeamentos produtivos dentro do território e a mensuração dos volumes adquiridos e/ou vendidos para o Brasil e para o mundo, auxiliando na identificação de setores chave a partir dos multiplicadores econômicos.
A MIP descreve os fluxos de vendas e compras realizados por consumidores e produtores, com análise de 74 setores da economia, da agropecuária, da indústria e de serviços. O levantamento revelou que a cada 10 pessoas ocupadas na indústria catarinense, outros 16 empregos indiretos são gerados no estado, sendo esse, o setor que mais possui conexões entre os segmentos produtivos.
O relatório aponta caminhos para uma compreensão mais profunda sobre as interações produtivas setorial industrial; os destinos da produção; a integração local, nacional e global dos insumos à produção industrial catarinense; e a remuneração do trabalho e demais fatores.