Pular para o conteúdo principal

Expectativas para inflação de 2023 ficam dentro da meta pela segunda semana consecutiva

Boletim semanal sobre as expectativas de mercado da economia brasileira, coletadas pelo Banco Central

Publicado em 23/10/2023

Na terceira semana de outubro, as expectativas de mercado da inflação oficial do país foram reduzidas pela segunda semana consecutiva, com previsão de finalizar o ano em 4,65%. O resultado mantém o IPCA dentro do intervalo de sua meta para 2023, cujo limite superior é de 4,75%. O movimento continua sendo impactado pelo resultado do IPCA de setembro, sobretudo pela desaceleração da inflação em alimentos e bebidas, que registrou seu décimo recuo consecutivo e atinge 0,88% no acumulado em 12 meses.

Expectativas IPCA

 

Já as expectativas para o IGP-M de 2023 sofreram reajuste para cima, passando de -3,69% para -3,56% em relação à última semana. O resultado foi influenciado pelo anúncio da Petrobrás de aumento no preço do diesel, segunda expansão consecutiva desde julho. Soma-se a isso as incertezas do conflito no Oriente Médio, principalmente em relação às possibilidades de envolvimento de países produtores de petróleo, o que acaba impactando as expectativas dos preços internacionais.

O investimento direto no país também registrou queda em suas expectativas para 2023 e 2024. Esse reajuste reflete o resultado efetivo dessa variável entre janeiro e agosto, que apontou queda de 36% em relação ao mesmo período no ano passado.

Expectativas mercado Brasil

 

Nesta semana, serão divulgados os dados regionais da prévia do PIB brasileiro, o IBC-R (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), referentes a agosto. No cenário mundial, as atenções estão voltadas para a divulgação da prévia do PIB dos EUA e dos dados de confiança do consumidor na Zona do Euro.
 

Baixe o boletim completo no link abaixo:

Tags Publicações
Expectativas de mercado
Tema da Publicação