Pular para o conteúdo principal

Confiança do empresário industrial catarinense

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de agosto para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 04/08/2022

O Índice de Confiança do empresário aumentou 1,5 p. p. em agosto passando de 57,3 no mês anterior para 58,8 nesse mês. A mudança é motivada pela melhora do cenário macroeconômico, com a queda do IPCA servindo como estimulante ao empresariado. Quedas de preços, como no setor de transportes, impactam diretamente cadeias industriais e elevam a moral deles.

Olhando fora do Brasil, os Americanos permanecem em estado de alerta com sua economia, dada previsão de queda no PIB e recuo registrado entre os últimos trimestres. Além disso, a Guerra da Ucrânia ainda impacta a economia americana e europeia por conta da escassez de energia e das commodities russas, além das incertezas que a acompanham.

A América Latina sofre crises intensas desde o início do ano, afetando países como Chile e Argentina. Circunstâncias como essas movimentam seus investimentos para o Brasil, que vem demonstrando dados recentes mais positivos, e assim ajudando também a elevar a confiança dos industriais.

O cenário pessimista internacional, junto ao cenário relativamente otimista doméstico, leva a uma sensação de  “schadenfreude” com relação às economias regularmente comparadas, em especial as latino-americanas. Afinal, bons indicadores são motivantes, porém quando são relativamente maiores aos vizinhos, mais ainda.

Por fim, para recapitular, o ICEI é um índice de difusão, que varia de 0 a 100 pontos, composto por dois indicadores: 1) o índice de condições atuais, que mostra o sentimento do atual estágio da economia em relação aos últimos seis meses e 2) o índice de expectativas, que procura mensurar as expectativas para os próximos seis meses.

imagem-confiança-industrial

 

Condições atuais da economia em melhora pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Condições Atuais continua acima dos 50 pontos, indicando uma melhoria na situação brasileira e apresentando uma melhora de 1,1 p. p. entre os meses de julho e agosto, assegurando o empresário industrial.

Seguindo, o Índice de Expectativas foi positivo, para o estado e para o Brasil. Em Santa Catarina o indicador está em 61,6 pontos, e representa o otimismo difundido no setor industrial sobre o cenário futuro da economia.

Ambos os indicadores tiveram um impacto positivo do consumo das famílias, que aumentou acima do esperado para 2022.

imagem-condições-atuaisimagem-indice-expectativas

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Documento