Ano inicia com falta de confiança do empresário industrial

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de janeiro para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 20/01/2023

O industrial catarinense iniciou 2023 com falta de confiança sobre a economia. Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 2,8 pontos em relação a dezembro de 2022, registrando valor abaixo da linha divisória de 50 pontos e passando a demonstrar falta de confiança. Pela primeira vez desde 2020, essa marca também foi atingida pelo indicador nacional.

imagem-confiança-industrial

A perda da confiança do industrial catarinense ocorreu nos dois componentes do indicador, que são as condições atuais da economia, em relação aos últimos seis meses, e as expectativas relativas aos próximos  seis meses. Em ambos os casos, o ICEI também ficou em 45,1 pontos, registrando o quarto recuo consecutivo.

Condições atuais da economia seguem indicando cenário de piora

O componente de condições atuais do ICEI sofreu queda de 1,3 pontos em janeiro, atingindo o menor patamar desde 2020. Pela segunda semana consecutiva, o resultado indica piora nas condições atuais da economia, só que agora essa percepção está mais disseminada entre os empresários industriais.

O resultado pode ser associado ao desempenho da produção industrial catarinense, que acumulou queda de 4,2% no acumulado do ano até novembro de 2022. As perdas foram disseminadas entre os setores de atividade, especialmente no segundo semestre.

Já no cenário nacional, os dados setoriais mais recentes sinalizam uma possível desaceleração do consumo das famílias, alterando a dinâmica de expansão que existia até o terceiro trimestre.

imagem-condições-atuais

Incertezas na economia brasileira influenciam piora nas expectativas

O componente do ICEI referente às expectativas para a economia caiu 3,2 pontos em janeiro e foi o principal determinante da queda do ICEI no estado.

imagem-indice-expectativas

Desde outubro, a confiança do  empresário industrial em relação ao futuro vem diminuindo, influenciada antes pelas incertezas do processo eleitoral e, mais recentemente, pela agenda econômica do novo governo federal. Além disso, a manutenção de um cenário restritivo ao crescimento da economia mundial também contribuiu para o resultado.

Em janeiro, o componente de expectativas sobre a economia brasileira atingiu 37,5 pontos, menor patamar desde 2016. Já o componente de expectativas sobre o desempenho das empresas recuou 2,4 pontos em janeiro, o que indica pessimismo dos industriais em relação aos seus negócios.

Acesse o boletim na íntegra abaixo: