Pular para o conteúdo principal

Industrial catarinense se mantém com falta de confiança em junho

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de junho para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 04/07/2023

Em junho, a queda de 0,4 ponto no ICEI mostra que o industrial catarinense continua demonstrando falta de confiança na economia. Porém, essa queda foi em menor magnitude que a do mês de maio (1,4 ponto), indicando um arrefecimento no ritmo do recuo. A falta de confiança se estende desde novembro de 2022, com valor do ICEI abaixo do limiar de 50 pontos.


Já na média brasileira, o ICEI ficou em 50,4 pontos, passando a demonstrar cenário de confiança entre os industriais, após três meses abaixo do limite dos 50 pontos. Desde o início de 2023, o indicador brasileiro oscila entre o cenário otimista e pessimista de confiança do industrial.

ICEI junho - índice de confiança do empresário industrial


O ICEI é formado por dois índices gerais, o que reflete as condições atuais da economia (brasileira e catarinense) e o que demonstra a expectativa do industrial em relação aos próximos seis meses. A queda do ICEI em junho está atrelada, principalmente, ao indicador da conjuntura atual da economia (-1,1 ponto), especificamente em relação às condições da própria empresa (-1,8 ponto).


Esse resultado é reflexo da queda na produção da indústria catarinense, ainda presente no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto na média nacional houve estabilidade da produção em abril. O nível elevado nas taxas de juros vem restringindo os investimentos e o volume de produção de algumas indústrias, diante do encarecimento do crédito.

ICEI junho - índice de condições atuais


Já o indicador referente às expectativas futuras permaneceu em 49,5 pontos. Apesar da estabilidade em relação ao mês anterior, o índice ainda aponta sentimento pessimista do industrial catarinense.


A estabilidade no índice referente às expectativas futuras está associada aos resultados mais recentes da indústria. Em abril, a produção física industrial do estado registrou recuperação parcial da produção em vários setores importantes em Santa Catarina. Como exemplo, na análise mensal houve o crescimento de 6,4% na produção de equipamentos elétricos e de 3,1% na indústria têxtil.

ICEI junho - índice de expectativas

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Documento