Cenário de desaceleração econômica e risco fiscal diminuem confiança do empresário em dezembro

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de dezembro para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 21/12/2022

No mês de dezembro, a confiança do empresário industrial catarinense recuou 1,0 ponto e atingiu 47,9  pontos, o menor valor do ano. O resultado do ICEI nacional também apresentou queda de 0,9 ponto ante novembro e fechou o mês em 50,8 pontos.
A queda da confiança empresarial está associada às dúvidas com relação à condução da política econômica do próximo governo, principalmente pelo risco fiscal aumentado pela PEC da transição.
A politica monetária mais restritiva, com juros altos, e perspectiva de manutenção do patamar mais elevado para os próximos meses também influenciam o índice. Os altos níveis de endividamento das famílias assim como os juros impactam diretamente a demanda interna, que já demonstra sinais de queda em alguns segmentos.

imagem-confiança-industrial

Empresário industrial deixa de ver melhoras nas condições atuais

Além dos fatores conjunturais internos,  o cenário global é de desaceleração econômica para os próximos meses. As principais economias mundiais estão aumentando suas taxas básicas de juros a fim de conter a inflação. A crise energética na Europa, e novos casos de Covid-19 na China, bem como, sua política de Coivd zero ampliam a visão de um cenário mais pessimista.

imagem-condições-atuais

Alguns segmentos da indústria já sentem os impactos na demanda, tanto doméstica quanto internacional.

Expectativas aumentam em dezembro ante setembro

As expectativas do empresário industrial catarinense para os próximos seis meses aumentou 0,4 ponto ante novembro.
Já na pesquisa nacional o Índice se manteve estável. Os componentes do Índice de Expectativas são as expectativas do industrial para sua empresa e para a economia brasileira.

As expectativas para a própria empresa foram mais otimistas em dezembro, com aumento de 0,9 ponto ante novembro. Indicando uma recuperação da confiança do empresário industrial.

Referente as expectativas sobre a economia brasileira o resultado apresentou  recuo de 0,4, permanecendo praticamente estável, ficando em 42,3 pontos. Esse resultado indica um sentimento mais pessimista, principalmente ligado aos já citados fatores conjunturais domésticos e externos.

imagem-indice-expectativas

Acesse o boletim na íntegra abaixo: