Pular para o conteúdo principal

Falta de confiança se mantém, mas expectativas melhoram com redução da Selic

Boletim analisando o Índice de Confiança do Empresário Industrial em agosto de 2023

Publicado em 15/08/2023

Em agosto, o Índice de Confiança do Industrial de Santa Catarina registrou 48,4 pontos, o que representou estabilidade em relação ao mês anterior. O resultado indica que o industrial catarinense se mantém com falta de confiança em relação à economia, uma vez que o indicador permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos.

Gráfico apresentando evolução do ICEI no Brasil e em SC

Assim como em julho, o principal destaque do mês ficou por conta do componente do ICEI sobre as expectativas para os próximos seis meses, que atingiu 53,4 pontos e mantém a percepção empresarial de otimismo no estado.

Evolução do componente de expectativas do ICEI

Essa melhoria nas expectativas está associada ao ciclo de redução das taxas de juros na economia brasileira, que teve início na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ocorrida na 1ª semana de agosto. Nela, o Comitê optou por reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, valor acima do esperado por grande parte das instituições financeiras.

Embora haja uma defasagem dos efeitos da política de juros na economia, a ata do Copom sinalizou que pode haver novos cortes na Selic até o final do ano, o que melhora as perspectivas para a atividade industrial no país.

De acordo com a pesquisa de sondagem industrial, realizada pelo Observatório FIESC em parceria com a CNI, a demanda interna insuficiente e as taxas de juros elevadas encontram-se entre os principais problemas enfrentados pela indústria catarinense, no segundo semestre de 2023.

Evolução dos principais problemas enfrentados na indústria catarinense

O longo ciclo de aperto monetário enfrentado no país foi determinante para as diminuições dos investimentos em capital fixo, da demanda por insumos industriais e do nível de consumo de bens duráveis, observadas neste ano.

O cenário econômico mais restritivo dos últimos meses refletiu no resultado do outro componente do ICEI, referente às condições atuais da economia, que se manteve perto da casa dos 41 pontos em agosto. O resultado indica a manutenção da percepção de piora nas condições atuais sobre a economia, em relação aos últimos seis meses, em linha com o arrefecimento da demanda doméstica.

Evolução do componente de condições atuais do ICEI

Confira abaixo o Boletim na íntegra:

Anexos
Documento