Confiança do empresário industrial catarinense registra piora em maio

Boletim do ICEI de Santa Catarina, referente ao mês de maio

Publicado em 18/05/2023

No mês de maio, a confiança do empresário industrial catarinense registrou queda de 1,4 ponto no índice. O resultado (47,1 pontos) continua abaixo do limiar de 50 pontos pelo sétimo mês consecutivo, o que indica ainda falta de confiança entre os empresários da indústria no estado.

ICEI - BR e SC

Oposto a isso, a média nacional registou leve recuperação de 0,4 ponto, atingindo o valor de 49,2 pontos. Entretanto, ainda se mantém abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando também falta de confiança, mas está sendo menos disseminada entre os industriais.

No cenário interno, a falta de confiança sentida na indústria ainda está atrelada aos efeitos do nível elevado da taxa de juros na economia, sobretudo, em relação ao encarecimento e à escassez do crédito para o consumidor e para as empresas, de forma generalizada.

No mês de maio, o ICEI foi marcado pelo recuo em seus dois componentes: o que  se refere às condições atuais da economia (comparado aos últimos seis meses), e o que mostram as expectativas futuras para os próximos seis meses.

Indice de expectativas

Diferentemente de abril, o subitem do ICEI que mais influenciou esse resultado foi o de expectativas futuras da economia, que registraram queda de 1,7 pontos, enquanto que  o de condições atuais caiu 0,8 ponto. Ambos se encontram em valores abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que denota piora nas condições e pessimismo em relação à economia.

Condições atuais

Já na média brasileira, os empresários industriais demonstram estar otimistas em relação aos próximos seis meses, apesar de ainda permaneceram pessimistas em relação às condições atuais.

A piora na percepção das expectativas do industrial catarinense pode estar associada, em parte, pelas políticas de elevação dos juros (ou sua manutenção em patamares altos) de diversos parceiros comerciais internacionais do estado. Os efeitos defasados dessas políticas podem restringir a atividade econômica nesses países nos próximos meses, e acabar limitando o crescimento das vendas catarinenses.

Apesar disso, dentre os itens que compõem as expectativas, o indicador relacionado às expectativas da própria empresa se encontra acima do limiar de 50 pontos. Esse resultado representa otimismo do industrial catarinense em relação ao futuro de seus negócios.

Acesse o boletim na íntegra abaixo: