ICEI indica momento difícil para a indústria, mas tem perspectivas de melhora no segundo semestre

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de abril para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 16/05/2023

Em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu 48,5 pontos em Santa Catarina e 48,8 pontos no Brasil. Em ambos os casos, o resultado ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando falta de confiança do empresário industrial.

índice de confiança do empresário industrial abril

Apesar da permanência do resultado negativo, o indicador catarinense apresentou alta de 2,3 p.p. em comparação com março, o que sinaliza que a falta de confiança está menos difundida entre as indústrias.
De acordo com os componentes do ICEI, a avaliação dos industriais catarinenses é de que as condições para os negócios pioraram nos últimos seis meses, mas que tendem a melhorar no segundo semestre deste ano.

Cenário macroeconômico segue prejudicando confiança empresarial

O componente de condições atuais (referente aos últimos seis meses) ficou em 43,1 pontos e segue sendo o principal determinante da falta de confiança na indústria catarinense.

Em abril, houve melhora na percepção dos empresários sobre as condições de suas empresas e também em relação à economia catarinense. Porém, quanto a economia nacional, o índice segue em níveis historicamente baixos, que não eram observados desde 2020.

Essa deterioração está associada às condições macroeconômicas do país, que convive com elevadas taxas de juros, inflação ainda resiliente e desaceleração da atividade econômica nos últimos meses.
Na média nacional, também se observa uma piora mais forte e disseminada das condições da indústria, com índice em 42,5 pontos.

índice de condições atuais abril

Expectativas para os próximos seis meses voltam a ser otimistas

O componente do ICEI referente às expectativas dos industriais catarinenses avançou 2,0 p.p. em abril, ficando em 51,2 pontos. O resultado indica um otimismo para os próximos seis meses, fato que não era observado desde outubro de 2022.

O principal determinante desse resultado é que os empresários industriais estão mais otimistas quanto ao desempenho de seus negócios no segundo semestre. Essa percepção pode estar influenciada pela recente recuperação da atividade industrial no estado, que apresentou melhoras no início do ano.

índice de expectativas abril

Já  as expectativas para a economia nacional seguem pessimistas. Nesse caso, o índice ficou praticamente estável no mês, comparativamente a março. O pessimismo em relação à economia brasileira segue disseminado desde novembro do ano passado.