Pular para o conteúdo principal

Confiança do empresário industrial apresenta melhora em fevereiro

Boletins sobre a confiança do empresário industrial no mês de fevereiro para Santa Catarina e Brasil

Publicado em 16/02/2023

A confiança do empresário industrial catarinense apresentou melhora em fevereiro, após quatro meses seguidos de queda. Santa Catarina assinalou 48,0 pontos no indicador, que representa um aumento de 2,9 pontos ante janeiro. Já a média brasileira ultrapassou os 50 pontos da linha divisória, sinalizando mais confiança do que o estado catarinense.

imagem-confiança-industrial

 

Os componentes do ICEI sofreram variações diferentes. De um lado, o Índice de Condições Atuais da economia, que mede a percepção dos industriais em relação aos últimos seis meses, sofreu a segunda queda consecutiva atingindo o patamar de 44,1 pontos. 

Por outro lado, o Indicador de Expectativa do industrial para a economia nos próximos seis meses, apresentou uma melhora significativa, alcançando a casa dos 49,9 pontos. Resultado que representa aumento de 4,8 pontos comparado a janeiro.

Industrial catarinense vê piora nas condições atuais

O resultado do Indicador de Condições Atuais está associado à conjuntura econômica atual. Tanto no cenário doméstico quanto no externo, observa-se uma desaceleração do crescimento econômico. 
No âmbito doméstico a pressão inflacionária, sobretudo ao consumidor, juntamente com juros altos continuam impactando o acesso ao crédito e, consequentemente, a queda no consumo, principalmente de bens duráveis e semiduráveis.
No contexto internacional, a desaceleração da atividade econômica no segundo semestre do ano, de forma generalizada das principais economias globais, afetaram negativamente alguns setores industrias. Por exemplo, o setor de madeira e móveis, prejudicado pela queda nas exportações para os EUA e Europa.
O efeito desse cenário restritivo é percebido no desempenho da produção industrial catarinense ao longo do ano de 2022, que fechou com queda de 4,3 p.p. e colabora para o sentimento mais pessimista em relação ao momento atual.

imagem-condições-atuais

 

Expectativas apresentam melhora, mas seguem abaixo dos 50 pontos

Se por um lado o industrial se sente pessimista em relação às condições atuais, por outro, as expectativas do ICEI para os próximos seis meses apresentou melhora de 4,8 pontos para Santa Catarina  e 4,1 para o Brasil, comparativamente a janeiro.

imagem-indice-expectativas

 

A melhora na percepção das expectativas futuras está atrelada a sinalização de esforço do governo em ajustar as contas fiscais. Além disso, a queda nos custos de insumos que vem se acentuando desde o segundo semestre de 2022, colabora para uma visão mais otimista.

imagem-indice-de-precos

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Documento