Santa Catarina estreita relações comerciais com a Argentina

Boletim produzido pelo Observatório da Fiesc com análises da Balança Comercial Catarinense

Publicado em 16/11/2022

Santa Catarina bateu a marca de US$ 10,1 bilhões em exportações no acumulado de janeiro a outubro de 2022, registrando alta de 20,9% comparativamente ao mesmo período de 2021. Já as importações chegaram a US$ 24,0 bilhões, com crescimento interanual de 17,9%. Na análise mensal, tanto as exportações quanto as importações se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal.

Síntese da balança comercial de SC - Exportações, importações e saldo comercial
Exportações

As carnes de aves e suína, os dois maiores produtos exportados por Santa Catarina, registraram resultados positivos no mês de outubro. No caso das carnes de aves, o aumento nas exportações se deve à diversificação de mercado conquistada pelos produtos catarinenses, destacadamente no Oriente Médio, no Sudeste e Leste Asiáticos e na América do Norte. Já os exportadores de carne suína vêm retomando aos poucos o comércio com a China, que tem ampliado as compras de Santa Catarina, para compensar a queda de sua produção doméstica.

Principais produtos vendidos de Santa Catarina para o resto do mundo em 2022

Os produtos de alta intensidade tecnológica da pauta exportadora do estado, em especial os motores elétricos e as partes de motor, registraram expansão das vendas em todos os grupos econômicos mundiais no acumulado do ano, com destaque para a Europa e América do Sul.

Já a madeira compensada, insumo importante para a construção, registrou queda nas vendas para os Estados Unidos, devido ao cenário de maior inflação no país norte-americano. No entanto, essa queda vem sendo neutralizada, em parte, pelo aumento das vendas para parceiros comerciais alternativos, como África do Sul, Finlândia, Marrocos e Nova Zelândia.

Dentre os dez principais produtos exportados por Santa Catarina em 2022, as vendas de papel kraft foram as que mais cresceram. O estado aumentou suas relações comerciais, em especial com Argentina, Guatemala, Equador e Gana.

No mês de outubro, destaque para a queda no montante exportado de soja, cuja produção foi prejudicada por condições climáticas adversas e pelo encarecimento nos preços de fertilizantes, associado ao conflito no Leste Europeu. Os Estados Unidos se mantêm como o principal destino das exportações catarinenses (18,3% no acumulado do ano), seguidos por China (13,6%), Argentina (7,0%), Chile (5,0%) e México (4,1%).

Mapa com principais destinos das exportações catarinenses em 2022

Comparativamente a 2021, o país que mais ganhou participação na pauta exportadora foi a Argentina. Contando com novos estímulos fiscais e necessitando recompor o estoques de veículos utilitários, a indústria automotiva do país vizinho tem ampliado continuamente a demanda por insumos fabricados em Santa Catarina, destacadamente produtos de metalurgia e metalmecânica.

Importações

Entre os principais produtos importados pelo estado, os semicondutores registraram a maior expansão no acumulado do ano. Mesmo com a desaceleração da economia chinesa, Santa Catarina dobrou as compras da China, em relação ao mesmo período de 2021, além de aumentar expressivamente as compras da Áustria e de outros países do Sudeste Asiático (Hong Kong, Malásia e Singapura).

Dos tipos de semicondutores importados, destacam-se as células fotovoltaicas. As compras internacionais do produto foram impulsionadas pela isenção de impostos de importação sobre equipamentos de energia solar, aprovada pelo Governo Federal em agosto. A queda nos custos de importações representa um novo estímulo para a economia verde em Santa Catarina. Em 2022, o estado assumiu a liderança nacional em investimentos nos projetos de energia renovável de Micro e Minigeração distribuída na indústria.

As empresas catarinenses também vêm ampliando as importações de transformadores elétricos, muito utilizados para regular os níveis ideais de energia utilizada em máquinas, equipamentos e dispositivos, bem como em linhas de distribuição de energia elétrica.

Principais produtos comprados por Santa Catarina do resto do mundo em 2022

Os fertilizantes nitrogenados ainda registram expansão no acumulado do ano. Ainda que a quantidade importada do produto tenha diminuído, seus preços permanecem em patamares historicamente elevados no mercado internacional.

Quanto aos resultados de outubro, chama a atenção o aquecimento na demanda por produtos da cadeia automotiva, impulsionados pelo estreitamento das relações comerciais com a Argentina. A alta demanda por automóveis utilitários argentinos foi o principal determinante do aumento de 43,5% nas importações de veículos, no acumulado do ano.

A indústria automotiva foi um dos setores que mais cresceu nos últimos doze meses, acumulando alta de 2,4% na produção. Com isso, houve aumento no montante importado de seus insumos, especialmente partes e acessórios para veículos, pneus de borracha e aços laminados planos.

Outro setor que ganhou participação na pauta importadora catarinense foi o farmacêutico, puxado pelo comércio de produtos imunológicos, medicamos e diversos compostos químicos. Esse movimento está associado às novas regras aprovadas pela Anvisa em agosto, que agilizaram o processo de importação de vacinas contra a Covid-19 e insumos farmacêuticos.

Confirma o Boletim na íntegra abaixo:

Comércio Exterior