Santa Catarina inicia 2023 com estabilidade na atividade econômica

Boletim sobre a prévia do PIB catarinense, referente ao mês de janeiro de 2023

Publicado em 24/04/2023

No primeiro mês de 2023, Santa Catarina cresceu 1,6% em relação a janeiro de 2022.  Na análise mensal, o estado registrou estabilidade, mesmo movimento observado na média nacional.  Com isso, o nível da atividade econômica catarinense encontra-se 4,9% acima do patamar pré-pandemia.

Variação no Índice de Atividade Econômica (IBC)

A desaceleração observada no resultado mensal está associada às quedas registradas nos serviços (-1,4%) e na indústria (-1,0%).  Esses resultados estão sendo afetados, em parte, pela restrição da população ao crédito. Na indústria, empresas de setores sensíveis ao crédito, como o de máquinas e equipamentos e o automotivo, sentem o peso do encarecimento das taxas de juros,  que já impacta a venda final aos consumidores.

Quanto aos serviços, o recuo mensal foi impulsionado pelas atividades de informação e comunicação, que registraram queda de 12,3%.  No entanto, em comparação com janeiro do ano passado, essas atividades registram crescimento de 7,5%, valor acima da média nacional.

Nível de atividade econômica em Santa Catarina e no Brasil

As atividades enquadradas dentro de outros serviços, que incluem, por exemplo, manutenção e reparação de veículos e manutenção de eletrônicos, também sofreram variação negativa  na comparação com dezembro de 2022, contribuindo para o resultado. Já o comércio ampliado foi o setor catarinense que registrou expansão na análise mensal, 5,2%, além de crescer 8,4%  em relação à janeiro de 2022, ante variação de 0,5% da média brasileira.

IBC e índices setoriais de Santa Catarina

O comércio por atacado orientou as vendas em janeiro, em especial o atacado especializado em alimentos e bebidas. A manutenção da renda acima do patamar pré-pandemia vem impulsionando todo esse movimento. Além das vendas internacionais, o consumo  interno de alimentos e bebidas  vêm contribuindo para manter o aquecimento da indústria alimentícia no estado, bem como também em setores fornecedores de embalagens.
Em relação às demais unidades federativas, Santa Catarina registrou o 8º crescimento do país na análise interanual, valor acima de São Paulo (1,0%).

Variação na atividade econômica