Pular para o conteúdo principal
Publicado em 25, Jul 2022 por economia_obser…
Pessoa em pé com uniforme em ambiente industrial
Publicações

Serviços prestados às famílias impulsionam a atividade econômica em Santa Catarina

atividade economica em SC e BR

No mês de maio, a atividade econômica de Santa Catarina apresentou crescimento de 0,8% ante abril, na série sem os efeitos sazonais. O resultado foi acima da média nacional, que registrou retração de 0,1%. No acumulado em 12 meses, Santa Catarina registrou 3,1% de expansão contra 2,7% na atividade econômica nacional. Já no acumulado do ano, o estado apresentou crescimento de 1,2%.

O setor de Serviços segue orientando a expansão da atividade econômica no ano de 2022 no Brasil, incentivado pelo maior consumo das famílias, mesmo num cenário de inflação alta persistente e perda do poder de compra da população. O atual ciclo econômico favorece o setor de Serviços, que se beneficia com o processo de normalização da economia.

Variações por setor no mes de maio em SC e BR

Os Serviços prestados às famílias continuam sendo o principal vetor dessa recuperação em Santa Catarina, permitindo também a geração de novas vagas formais de trabalho. As Atividades turísticas catarinenses também representam outro vetor de recuperação, que desde abril recuperaram seu nível de atividade pré-pandemia e registraram expansão de 44,8% no acumulado do ano (jan.-mai.).

Índice de atividades turísticas no BR e em SC

Já o Comércio, impactado pelo aumento nos preços dos produtos, registrou estabilidade no volume de vendas na análise mensal e expansão de 1,5% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2022. 

O destaque vai para as atividades que comercializam Livros, jornais, revistas e papelaria e Equipamentos e materiais para escritório que, após dois anos de maior restrição, observam expansão no volume de vendas em 2022.

Indústria catarinense com expansão maior que a média nacional em maio

A indústria catarinense registrou crescimento de 1,6% no mês de maio frente a abril, na série com ajuste sazonal. Esse resultado representa a segunda expansão consecutiva na produção industrial do estado. 

O setor de Máquinas e Equipamentos registrou a maior expansão da produção no mês, proporcionado em parte pela valorização no preço mundial das commodities agrícolas, que acabam incentivando a produção nos setores ligados à esses produtos.

No acumulado do ano, a Indústria ainda aponta recuo na produção em Santa Catarina e na média brasileira, impactado pelo ambiente internacional. O conflito inacabado entre Rússia e Ucrânia, as novas cepas de Covid-19 na China e os temores de recessão nos EUA permeiam um ambiente econômico global de maior imprevisibilidade e restrição econômica. 
 

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Tags Publicações