Pular para o conteúdo principal
Publicado em 14, Jun 2022 por economia_obser…
Imagem mostra armazém industrial com muitas mercadorias
Publicações

Indústria catarinense cresce 3,3% em abril

Variações da produção industrial em SC e BR

Santa Catarina registrou crescimento de 3,3% na produção industrial do mês de abril em relação ao mês anterior, na série sem os efeitos sazonais. O resultado catarinense recupera parte da queda observada em março e recoloca a Indústria em patamar de produção superior ao nível observado pré-pandemia. No cenário nacional houve estabilidade em abril, com variação de +0,1%.

Na variação acumulada do ano, a produção industrial catarinense segue registrando queda superior à média nacional. A Indústria continua sentindo os impactos dos choques globais nas cadeias logísticas, bem como a alta nos preços das commodities, que acabam por encarecer os custos produtivos e reduzindo a demanda de compradores.

Variação da produção da indústria geral entre os estados

A falta de um desfecho no conflito do Leste Europeu e os lockdowns na China vêm sustentando os preços internacionais em patamares elevados. Soma-se a isso as incertezas quanto ao tamanho dos ajustes monetários no cenário global. O momento vem sendo de maior cautela, sobretudo em relação às respostas que a atividade econômica dará frente a esses desafios.

Na análise nacional, os Bens intermediários e os Bens de consumo não duráveis e semiduráveis vem sustentando a atividade industrial nos primeiros quatro meses de 2022. Enquanto isso, os Bens de consumo duráveis estão sendo mais afetados com a inflação elevada.

Confecção impulsiona produção de Bens de consumo semiduráveis em Santa Catarina

Em Santa Catarina, no mês de abril o principal destaque foi a atividade de Confecção. O setor vem impulsionando a produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis no estado, registrando expansões superiores à média da indústria geral nos últimos dois meses. Intensivo em mão-de-obra, o setor já registrou abertura de mais de 5 mil novas vagas formais no ano em Santa Catarina (jan-abr).

Já o setor automotivo continua sendo destaque na recuperação da atividade econômica, mantendo seu nível de produção acima do patamar pré-pandemia desde o final de 2020. Além de ter registrado a segunda maior expansão na variação mensal, é líder em crescimento no acumulado de 12 meses.

Nível de produção em veículos automotores, reboques e carrocerias

Com a maior parte da sua produção voltada para a fabricação de partes de motor e acessórios para veículos, o setor vem se beneficiando ao atender o mercado de reposição de peças em veículos usados em Santa Catarina e no Brasil.

Acesse abaixo o boletim na íntegra.

Tags Publicações