Pular para o conteúdo principal

Produção industrial de Santa Catarina tem crescimento de 36,5% em março

Nos três primeiros meses de 2021 o crescimento produtivo industrial de SC foi de 17,8%, acima do resultado nacional 4,4%

Publicado em 10/05/2021

Produção industrial de Santa Catarina cresce 36,5% em março, na análise interanual

Santa Catarina registrou expansão de 36,5% na produção industrial em março, quando comparada ao mesmo mês do ano passado. Comparativamente, o Brasil registrou variação de 10,5% para o mesmo período de análise. Nos três primeiros meses de 2021 o crescimento produtivo industrial do estado foi de 17,8%, bastante acima do resultado industrial nacional de 4,4%. Os números interanuais confirmam a retomada da indústria após quedas significativas nos primeiros meses da pandemia em 2020.

Já a série com ajuste sazonal apresentou retração de 1,0% no mês de março em relação a fevereiro, em Santa Catarina. O desempenho negativo também foi observado para a indústria nacional, com queda de 2,4% no mesmo período.

Grafico 1

Santa Catarina novamente liderou o ranking de expansão da produção industrial entre os estados. O resultado de 36,5% mostrou-se bem acima dos registrados em Amazonas 22,5%, Rio Grande do Sul 21,0% e São Paulo 16,0%.

Grafico 2

Santa Catarina registra saldo positivo na produção industrial acumulada nos últimos 12 meses pela primeira vez desde março de 2020, acompanhando a recuperação na atividade que vem ocorrendo desde agosto do ano passado. O resultado foi influenciado principalmente pelo crescimento produtivo nos setores de máquinas e equipamentos, metalurgia e automotivo. No comparativo, a produção industrial brasileira registrou queda de 3,10% no acumulado dos últimos 12 meses. Isto mostra a diversificação da indústria catarinense e sua maior capacidade de resiliência perante o cenário nacional.

Grafico 3

 

Setor de veículos automotores apresenta expansão na produção industrial

No mês de março de 2021, o setor de veículos automotores registrou expansão na sua atividade produtiva. A indústria automotiva se caracterizou como a atividade que sofreu maiores impactos econômicos decorrentes da pandemia no ano de 2020, chegando a registrar queda de 22,6% na produção. Em 2021 o setor vem demonstrando recuperação na atividade industrial, registrando crescimento na produção de 25,1% no primeiro trimestre. Em março a produção industrial automotiva do estado teve expansão de 66,9% na análise interanual.

O comportamento de recuperação no setor de veículos automotores é observado também no cenário nacional. No mês de março o setor cresceu 19,2% no país em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação aos demais setores industriais, bens de capital e metalurgia continuam sendo os principais motores da retomada na produção industrial catarinense, registrando respectivamente variações de 127,8% e 67,3% no mês de março/2021 ante março/2020.

Grafico 4

 

 

Tags Publicações
Produção industrial