Pular para o conteúdo principal

Indústria de transformação catarinense tem o 3º maior número de contratações do país

Análise sobre a movimentação do emprego formal em Santa Catarina

Publicado em 16/01/2024

De janeiro a novembro, a economia catarinense gerou 101,1 mil novas vagas formais de trabalho. Na indústria de transformação, Santa Catarina possui o terceiro maior saldo de emprego no acumulado do ano, atrás somente de São Paulo e Minas Gerais.

saldo de emprego caged novembro 2023

As contratações na indústria em 2023 estão associadas com a manutenção do nível elevado no consumo das famílias, que estimulou setores catarinenses importantes no cenário de fornecimento doméstico.

saldo de empregos caged por UF

No setor alimentício, por exemplo, a fabricação de laticínios registrou 443 vagas no acumulado do ano, valor quatro vezes maior que no mesmo período em 2022. Nesse mesmo contexto, destaca-se também a atividade de fabricação de bebidas não alcoólicas, com 230 postos no acumulado do ano até novembro.

O consumo das famílias estimulou também o setor de produtos químicos e plásticos, que aumentou em mais de 7,0% seu número de trabalhadores ao longo do ano até novembro. O setor passou da nona colocação em 2022 na geração de empregos entre janeiro e novembro para a terceira em 2023.

No setor de produtos plásticos, destacam-se as contratações na produção de embalagens e artefatos de usos diversos. Já na indústria química, houve aumento de 22,7% no estoque de trabalhadores para a fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, ante valor observado ao final de 2022.

saldo de empregos caged por setor industria sc

O setor da construção também foi fator preponderante na geração de empregos da indústria catarinense. Houve aumento das contratações entre janeiro de novembro de 2023 tanto em serviços de acabamentos finais de obras, sobretudo nas atividades de instalações hidráulicas e sanitárias, como também nas obras de infraestrutura, como a construção de redes de abastecimento de água e esgoto e na montagem de estruturas metálicas.

O encadeamento da construção com outros setores da indústria estimulou também segmentos como o de produtos de metal, especialmente a fabricação de estruturas metálicas, e o de produtos plásticos, na produção de tubos e acessórios para construção.
 

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Tags Publicações
Economia Empregos