Pular para o conteúdo principal

Consumo das famílias e demanda externa estimulam a criação de empregos no estado

Análise sobre a movimentação do emprego formal em Santa Catarina

Publicado em 30/10/2024

Em setembro, Santa Catarina gerou 13,1 mil vagas formais de trabalho na economia. Entre os setores, os serviços tiveram a maior contribuição, com 6,3 mil vagas, enquanto a indústria gerou 3,2 mil.

Imagem
Tabela comparativa de saldo de emprego por grande setor - SETEMBRO


Na indústria, o setor de produtos químicos e plásticos registrou o maior saldo, com 433 vagas de emprego formal. Os segmentos de fabricação de produtos plásticos voltados para a indústria e a construção civil corresponderam a 18,9% e 26,8% das vagas, respectivamente, refletindo o efeito de encadeamento industrial do setor. Destaca-se também a fabricação de produtos plásticos para uso doméstico, onde a geração de emprego foi  impulsionado pela demanda agregada, ainda aquecida.


A indústria automotiva também se destaca entre os setores, com 419 novos postos de trabalho. A principal atividade no setor foi a fabricação de peças e acessórios para veículos automotores, responsável por 302 dessas vagas. A produção é direcionada a montadoras em outros estados, acompanhando o crescimento das vendas de veículos no país. As exportações também foram um vetor para a expansão do emprego nesse segmento industrial no estado.

Imagem
Saldo de empregos formais na indústria total em SETEMBRO de 2024


O setor de madeira e móveis registrou o segundo maior saldo de empregos no mês, com crescimento em 2024 em relação ao ano anterior. De janeiro a setembro de 2023, o saldo de vagas foi de 675; no mesmo período de 2024, chegou a 4,1 mil.
A fabricação de produtos de madeira foi a atividade que mais contribuiu para a geração de empregos formais nesse arranjo, encerrando setembro com saldo de 232 postos de trabalho. Produtos voltados para a construção, como estruturas de madeira e artigos de carpintaria, foram os principais impulsionadores desse resultado, em grande parte estimulados pelo aumento das exportações ao longo de 2024. 


Destaque ainda para o setor têxtil, confecção, couro e calçados, que registrou 399 vagas de emprego formal no mês. A confecção de vestuário e a fabricação de produtos têxteis foram os principais destaques. As contratações refletem o aumento da renda real ao longo do ano. Em 2024, esse arranjo produtivo gerou 9,5 mil vagas em Santa Catarina, ficando atrás apenas do setor da construção, que alcançou 13,2 mil.

Imagem
Saldo dos setores industrias em Santa Catarina - SETEMBRO de 2024


O desempenho do mercado de trabalho em Santa Catarina, tanto no mês quanto no acumulado do ano, reflete a dinâmica do ciclo econômico atual.  O consumo das famílias tem impulsionado todos os grandes setores, principalmente a indústria e serviços. Além disso, o crescimento das exportações, especialmente em alguns segmentos industriais catarinenses, em comparação com 2023, tem estimulado novas contratações no estado.

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Anexos
Tags Publicações
Empregos
Tema da Publicação