Coronavírus: BNDES lança medidas emergenciais para apoiar empresas e trabalhadores

BNDES anunciou uma série de ações para auxiliar empresas que trabalhadores que sofrem os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus

Publicado em 23/03/2020

Contra Coronavírus

A estimativa do Banco é que, com as ações, 55 bilhões de reais sejam injetados na economia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou neste domingo (22), uma série de ações para auxiliar empresas que trabalhadores que sofrem os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Confira as principais medidas, que chegam a 55 bilhões de reais:

1. transferência de recursos do Fundo PIS-PASEP para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de R$ 20 bilhões;

2. suspensão temporária de pagamentos de parcelas de financiamentos diretos para empresas no valor de R$ 19 bilhões;

3. suspensão temporária de pagamentos de parcelas de financiamentos indiretos para empresas no valor de R$ 11 bilhões;

4. ampliação do crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), por meio dos bancos parceiros, no valor de R$ 5 bilhões. Com a ação, haverá o aumento do limite máximo de crédito de 10 milhões para 70 milhões.

As iniciativas têm o objetivo de apoiar os trabalhadores diretamente, com a possibilidade de novos saques do FGTS e indiretamente, ao ajudar na manutenção de mais de 2 milhões de empregos com aumento da capacidade financeira e preservação de 150 mil empresas.  Os R$ 55 bilhões que serão injetados na economia representam quase a totalidade dos desembolsos do BNDES em todo o ano de 2019.

::::::: Saiba mais no site do BNDES

Com informações do BNDES