Consumo das famílias e Construção estimulam mercado de trabalho em Santa Catarina
No mês de setembro, Santa Catarina gerou mais de 15 mil novas vagas formais de emprego na economia, o que significou o terceiro maior saldo do ano. O destaque do mês é o setor do Comércio, que registrou o maior saldo do ano, com mais de 3,7 mil novos postos de trabalho.
A recuperação gradual do poder de compra da população, o aquecimento do consumo das famílias e a proximidade dos eventos de final do ano vêm estimulando as contratações no setor de Comércio. A atividade de supermercados e hipermercados gerou 916 novas vagas no estado em setembro e mantém nível de volume de vendas acima do período pré-pandemia.
Esse movimento repercute também nas contratações da Indústria, sobretudo no setor alimentício, que registrou o maior saldo de empregos industriais no mês. As atividades de panificação e laticínios registraram juntas 330 novas vagas em setembro. Além disso, o emprego da indústria de carne suína e de aves está sendo influenciado pelas exportações catarinenses. No ano de 2022, o setor de Alimentos vem liderando a expansão da produção industrial no estado.
A indústria de material plástico também teve destaque em setembro, sendo beneficiada tanto pela maior demanda por embalagens, quanto por produtos relacionados à Construção.
A Construção registrou novamente saldo positivo de emprego, com 1.063 novas vagas. O setor segue aquecido e, mais recentemente, se beneficiou com investimentos em obras de infraestrutura e a retomada de serviços.
Os encadeamentos do setor na indústria levaram à expansão de atividades como a metalurgia, produtos de metal e reparação de máquinas e equipamentos nesses segmentos.
O bom momento no mercado de trabalho formal se traduz em níveis historicamente baixos de desemprego. Comparativamente a outros países, Santa Catarina (3,9%) possui uma taxa de desemprego semelhante aos Estados Unidos (3,6%) e inferior à média da Zona do Euro (6,7%) no segundo trimestre de 2022.
Acesse o boletim na íntegra abaixo: