SC tem 141 empresas entre as 500 maiores do Sul

No ranking catarinense, 57% pertencem à indústria, maior percentual da Região

Publicado em 08/11/2023

Santa Catarina possui 141 empresas entre as 500 maiores da Região Sul, de acordo com o levantamento do Grupo Amanhã. Segundo análise do Observatório FIESC, essa participação representa R$ 354,6 bilhões de receita líquida gerada em 2022 por essas empresas. Entre as 10 maiores da região, três são catarinenses.

A Bunge Alimentos manteve a liderança em relação de 2021, seguida pela BRF, que ocupou a terceira colocação, ambas do ramo alimentício, e a WEG, na quarta colocação, do setor de máquinas e equipamentos. Dentre as empresas do estudo, Santa Catarina tem 37,9% de participação em receita líquida, em relação às empresas industriais no estado, a frente do Paraná, que possui 36,0%, e do Rio Grande do Sul, com 26,2%.

“A indústria catarinense desempenha um papel fundamental na economia, sendo um motor essencial para o crescimento e desenvolvimento da Região Sul. O destaque entre as 500 maiores do Sul demonstra a importância do estado como referência nacional e responsável por gerar empregos, impulsionar a inovação tecnológica e, muitas vezes, ser um catalisador para outros setores, contribuindo para a diversificação econômica do país”, ressalta Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.

Dentre as indústrias catarinenses do estudo, 62% melhoraram sua classificação em relação a 2021, seguida pelo Rio Grande do Sul, com 55%, e o Paraná, com 46%. Das empresas catarinenses, a Firbal, Ceran e Ventisol subiram 91, 83 e 69 posições, respectivamente.

Além disso, 14 indústrias no estado passaram a integrar o ranking, pertencentes dos setores da construção e imobiliário (4), têxtil e confecção (2), papel e celulose (2), plástico e borracha (2), informática e automação (2), automotivo e siderurgia (2). No Paraná, também teve a entrada de 14 empresas, e no Rio Grande do Sul, oito.

O estado lidera em quantidade de empresas nas mais variadas atividades, o que representa a força da sua competitividade estratégica. “Os setores catarinenses de energia; têxtil e confecção; construção e imobiliário são os que possuem o maior número de estabelecimentos no ranking da Região Sul, com nove, cada. Além desses, seis empresas são dos setores de máquinas e equipamentos e de informática e automação, e quatro das indústrias de papel e celulose e de plástico e borracha”, destacou Mariana Guedes, economista do Observatório FIESC.

Diferente dos demais estados da Região Sul, as primeiras 10 colocadas do ranking de Santa Catarina são da indústria, conforme lista abaixo.

Lista com as 10 maiores empresas de SC

Como funciona o ranking

O levantamento das 500 Maiores do Sul é o maior ranking regional de empresas do Brasil, realizada pelo Grupo Amanhã e a PWC Brazil. Na 33ª edição, os dados das companhias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram analisados por meio de balanços de 2022, publicados ao longo do primeiro semestre deste ano. Para os critérios de classificação, foi usado o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que considera três números, que capturam 50% do balanço do patrimônio líquido, 40% receita líquida e 10% lucro ou prejuízo líquido, a partir de divulgações em jornais, internet ou envio das informações de forma espontânea pelas empresas.

Tags Publicações
Estudos Especiais