Pular para o conteúdo principal
Publicado em 31, May 2022 por observatorio
Whirlpool é empresa mais inovadora de Santa Catarina, de acordo com ranking. Foto: Divulgação
Publicações

Santa Catarina figura com 14 das 50 empresas listadas na 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação da região Sul. A Whirlpool, de Joinville (SC), é a vice-líder do levantamento – e a catarinense mais bem colocada na lista. O levantamento feito pelo Grupo Amanhã e IXL-Center com base na metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) foi divulgado em maio de 2022. 

A Gerdau (RS) foi escolhida a empresa mais inovadora da região Sul. O Top Five é completado pela terceira colocada Lojas Renner (RS), Empresas Randon (RS), na quarta posição, e Dell Computadores (RS), na quinta.  

Entre as 25 primeiras colocadas, também estão listadas as empresas de Santa Catarina: Intelbras (6ª posição), Nidec Global Appliance (7ª), BRF (8ª), Grupo Havan (10ª), Librelato (14ª), Ciser (15ª), Rôgga Empreendimentos (16ª) e Coopercarga (25ª).

Na categoria especial Startups, a catarinense Razonet Contabilidade Digital, de Joaçaba, conquistou o primeiro lugar. O pódio na categoria é completado por Privacy Tools (RS), Terramares Soluções Ambientais (RS), Syx (PR) e Roboagro (RS).

O ranking Campeãs da Inovação também destacou empresas no segmento de Ensino & Pesquisa (liderada pela PUCRS, seguida por Unisinos, IMED, UCS e Universidade Feevale); Estatais & Filantrópicas (vencida por Banrisul, seguida por Sanepar, Corsan, Hospital Pequeno Príncipe e BRDE); MPEs (vencida por Sirros IoT, seguida de uMov.me Tecnologia, Materialize, Softfocus e Hospidata); Entidades Empresariais (a campeã foi a Sindilojas Porto Alegre, sendo seguida por SESI-RS e ADVB-RS) e Cooperativas de Produção (liderada por Lar Cooperativa Agroindustrial, seguida por Frimesa, Coopavel, Frísia e Cooperativa Aurora), categoria que estreou nesta edição.

Confira a relação completa das empresas no anexo abaixo.

Metodologia
A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolverem competências em gestão da inovação de nível mundial por meio de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.

O ranking relaciona as 50 empresas mais inovadoras do Sul, além de seis categorias especiais que contemplam Ensino & Pesquisa, Estatais e Filantrópicas, Micro e Pequenas Empresas, Startups, Entidades Empresariais e Cooperativas de Produção – item que passa a vigorar a partir desta 18ª edição da pesquisa. O estudo também apresenta as campeãs em 25 setores da economia da região.
 

Tags Publicações