Santa Catarina tem 14 empresas em ranking das mais inovadoras do Sul
Santa Catarina figura com 14 das 50 empresas listadas na 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação da região Sul. A Whirlpool, de Joinville (SC), é a vice-líder do levantamento – e a catarinense mais bem colocada na lista. O levantamento feito pelo Grupo Amanhã e IXL-Center com base na metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) foi divulgado em maio de 2022.
A Gerdau (RS) foi escolhida a empresa mais inovadora da região Sul. O Top Five é completado pela terceira colocada Lojas Renner (RS), Empresas Randon (RS), na quarta posição, e Dell Computadores (RS), na quinta.
Entre as 25 primeiras colocadas, também estão listadas as empresas de Santa Catarina: Intelbras (6ª posição), Nidec Global Appliance (7ª), BRF (8ª), Grupo Havan (10ª), Librelato (14ª), Ciser (15ª), Rôgga Empreendimentos (16ª) e Coopercarga (25ª).
Na categoria especial Startups, a catarinense Razonet Contabilidade Digital, de Joaçaba, conquistou o primeiro lugar. O pódio na categoria é completado por Privacy Tools (RS), Terramares Soluções Ambientais (RS), Syx (PR) e Roboagro (RS).
O ranking Campeãs da Inovação também destacou empresas no segmento de Ensino & Pesquisa (liderada pela PUCRS, seguida por Unisinos, IMED, UCS e Universidade Feevale); Estatais & Filantrópicas (vencida por Banrisul, seguida por Sanepar, Corsan, Hospital Pequeno Príncipe e BRDE); MPEs (vencida por Sirros IoT, seguida de uMov.me Tecnologia, Materialize, Softfocus e Hospidata); Entidades Empresariais (a campeã foi a Sindilojas Porto Alegre, sendo seguida por SESI-RS e ADVB-RS) e Cooperativas de Produção (liderada por Lar Cooperativa Agroindustrial, seguida por Frimesa, Coopavel, Frísia e Cooperativa Aurora), categoria que estreou nesta edição.
Confira a relação completa das empresas no anexo abaixo.
Metodologia
A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolverem competências em gestão da inovação de nível mundial por meio de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.
O ranking relaciona as 50 empresas mais inovadoras do Sul, além de seis categorias especiais que contemplam Ensino & Pesquisa, Estatais e Filantrópicas, Micro e Pequenas Empresas, Startups, Entidades Empresariais e Cooperativas de Produção – item que passa a vigorar a partir desta 18ª edição da pesquisa. O estudo também apresenta as campeãs em 25 setores da economia da região.