Pular para o conteúdo principal

Obras de infraestrutura impulsionam geração de empregos em agosto

Boletim sobre o emprego industrial catarinense em agosto de 2023

Publicado em 02/10/2023

Santa Catarina gerou 6,7 mil novos postos formais de trabalho em agosto. Os principais responsáveis pelo resultado no mês foram os setores de serviços e da indústria.

Síntese do saldo de empregos formais em SC por setor econômico em agosto de 2023

Na indústria, o principal destaque do mês foi a construção, que abriu 1,4 mil vagas. O estado tem se beneficiado de diversas obras de infraestrutura, em especial relacionadas à construção de rodovias e à distribuição de energia elétrica.

As obras de infraestrutura têm movimentado a cadeia de fornecedores, em especial nas atividades de fundição e de fabricação de estruturas metálicas. Com isso, foram abertas 414 vagas no setor de metalmecânica e metalurgia em agosto.

Outro fator que dinamizou o mercado formal de trabalho foi a manutenção do consumo das famílias. Santa Catarina é um dos principais fornecedores de material plástico do país, beneficiando-se do aquecimento da demanda por artigos descartáveis e embalagens, por exemplo. Em agosto, o setor de produtos químicos e plásticos teve a segunda maior abertura de empregos na indústria, com 575 novas vagas.

O consumo das famílias também se refletiu na indústria de alimentos, particularmente na produção de laticínios, que gerou 171 vagas no mês. Além disso, o setor segue favorecido pelo aumento da produção nos frigoríficos catarinenses. Em 2023, o estado assumiu a segunda posição no ranking nacional de abate de aves.

O setor de madeira e móveis, que apresentou o maior fechamento de vagas na indústria em 2022, voltou a registrar expansão em agosto. Apesar do cenário restritivo para a exportação de produtos de madeira, a fabricação de móveis tem possibilitado uma recuperação parcial dos postos de trabalho do setor no estado.

Saldo de vagas formais por setor industrial em SC em agosto

Por outro lado, o setor de têxtil, confecção, couro e calçados segue em trajetória de queda. As vendas de tecidos, vestuário e calçados acumulam recuo de 7,5% no mercado nacional em 2023. Os resultados negativos do varejo prejudicaram, em especial, a fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico, em que o estado se destaca no fornecimento de artigos de cama, mesa e banho para o mercado doméstico.

Nos serviços, o principal destaque foram as atividades de transportes, estimuladas pelo escoamento das safras agrícolas e da produção industrial. Em agosto, o setor teve saldo de 1,2 mil vagas, localizadas, sobretudo, no transporte rodoviário de cargas.

Mapa com saldo de empregos formais na indústria de transformação por UF em agosto

Confira abaixo o Boletim na íntegra:

Tags Publicações
Empregos