Atividade econômica catarinense continua forte
Em maio, Santa Catarina registrou expansão de 0,91% no Índice de Atividade Econômica (IBC) na comparação com o mês de abril, na série com ajuste sazonal. É a segunda variação positiva consecutiva do índice, reforçando inclusive a sua máxima histórica. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, Santa Catarina apresentou variação positiva de 14,03%.
Indo na esteira oposta de outros indicadores como Produção Industrial (+1,4%), Serviços (+1,2%) e Comércio (+3,8%), houve, em maio, retração no IBC nacional de 0,43%, ante expectativa de expansão de 1,2% na atividade. A agricultura, passando por adversidades climáticas, vem sofrendo abalos na produção de diversas culturas em algumas regiões do país.
Segundo dados do IBGE, em Santa Catarina o resultado positivo de maio foi puxado tanto pelo comércio varejista, com forte expansão em vestuário e bens de uso pessoal, como também pelo setor de serviços, com a recuperação positiva do turismo no estado. Enquanto isso, a indústria de transformação manteve o nível de produção estável.
O patamar do índice do IBC no valor máximo da série histórica em Santa Catarina, unido à forte geração de empregos no estado em 2021 apontam que os principais reflexos da pandemia vêm sendo superados, com exceção de alguns setores de serviços e comércio. O desafio daqui em diante será de sustentar o nível de crescimento da economia e a continuação da geração de emprego e renda.
Para mais detalhes acessar o boletim anexo abaixo: