Construção orienta geração de novos empregos formais na indústria catarinense
Santa Catarina gerou em fevereiro de 2022 a abertura de 28,5 mil novas vagas formais, com participação importante do setor de Serviços, responsável pela geração de 16,2 mil novos postos de trabalho. Todos os setores encerraram o mês de fevereiro com saldo positivo, onde a geração de novas vagas foi de 7,1 mil na Indústria geral, 3,4 mil na Construção, 1,3 mil no Comércio e 465 na Agropecuária.
O momento favorável que a Construção experimentou em 2021 continua se mantendo em 2022 e reverberando para outros setores com os quais possui elevado encadeamento produtivo. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor gerou 13,6 mil novas vagas, onde mais da metade se concentra na Construção de Edifícios, atendendo à demanda residencial e comercial crescente no estado.
Um dos setores que vem se beneficiando disso é o de Madeira e Móveis, em especial a atividade de Fabricação de Produtos de Madeira. Além da elevada demanda externa para esses produtos, a demanda doméstica para o setor da Construção segue em elevação, sobretudo para novas obras. Em 2022, o setor de Madeira e Móveis já gerou mais de 2,7 mil novas vagas formais de trabalho.
Outro destaque na Indústria no mês de fevereiro se deu no setor Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, que gerou 2.086 novas vagas formais de trabalho, impulsionada pela atividade de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios. O retorno das atividades presenciais em diversas empresas, negócios e escolas vêm impulsionando as vendas no setor, que pode também ser observado no crescimento da produção industrial, bem como na criação de vagas de trabalho.
No setor de Serviços, a atividade da Educação abriu 3.152 novas vagas formais de trabalho no estado. O resultado engloba fatores sazonais, devido a recontratação de funcionários desligados no final do ano, em dezembro, somados ainda à retomada das aulas presencias.
O cenário se mantém favorável para Santa Catarina em 2022, apesar das distorções ainda presentes nas cadeias globais de produção. Além de possuir o segundo maior saldo do país em novas vagas formais no acumulado do ano (+51.906), o estado possui a maior expansão da produção industrial do país e níveis de intenção de investir da Indústria historicamente altos.
Confira o boletim na íntegra abaixo: