Em 2022, Santa Catarina registrou 90,4 mil novas vagas de trabalho formais na economia. Desse total, 56,4 mil foram abertas no setor de serviços, que passou a orientar o crescimento da atividade econômica catarinense em 2022, incentivado pela retomada das atividades presenciais e pelo aumento do fluxo de pessoas nas ruas.
A indústria catarinense registrou 15,7 mil novas vagas formais de trabalho em 2022. Os setores industriais com os maiores saldos no ano foram os da construção (10,4 mil), de alimentos e bebidas (4,7 mil) e automotivo (1,7 mil).
Em 2022, o setor da construção se beneficiou dos investimentos iniciados entre o final de 2020 e durante o ano de 2021, estimulados pelo patamar historicamente baixo da taxa de juros. As atividades que mais abriram vagas no setor estiveram relacionadas às etapas de acabamentos de obras e instalações elétricas e hidráulicas.
Já o setor alimentício teve seu crescimento orientado pelas vendas externas e pelo consumo das famílias, dado o processo de recuperação da renda em 2022.
Santa Catarina bateu recorde em montante exportado de carnes de aves no ano, além de diversificar suas relações comerciais. No mercado doméstico, destacam-se a produção de panificação, laticínios e pescados, atividades vinculadas ao consumo das famílias.
Outra indústria que se destacou em 2022 foi a automotiva. O setor contribuiu para a recuperação da cadeia produtiva nos mercados nacional e internacional, fornecendo peças e acessórios para veículos.
Vale ressaltar também as 1,2 mil novas vagas abertas no setor de papel e celulose. O segmento foi incentivado pelas exportações de papel kraft, sobretudo para a América do Sul.
No entanto, o estado registrou o fechamento de 39,3 mil postos de trabalho no mês de dezembro. Além do efeito sazonal, esse movimento foi reflexo da desaceleração no crescimento econômico no curto prazo, bem como pelo aumento das incertezas no cenário doméstico.
Confira abaixo o Boletim na íntegra: