Pular para o conteúdo principal

Santa Catarina tem segundo melhor resultado nacional na produção industrial no mês de novembro

Santa Catarina teve a terceira melhora seguida na produção industrial no comparativo do mês

Publicado em 18/01/2021

Santa Catarina tem segundo melhor resultado nacional na produção industrial no mês de novembro e segue trajetória de recuperação

 

Santa Catarina teve a terceira melhora seguida na produção industrial no comparativo do mês em relação ao mesmo mês do ano passado, com crescimento de 11,1% em novembro de 2020. Isso coloca o estado na segunda posição em comparação com o desempenho dos demais estados contemplados pela pesquisa do IBGE. No Brasil, a produção aumentou em 2,8% em novembro (em relação a novembro de 2019).

imagem1

Ao analisar a variação da produção industrial de outubro a novembro, Santa Catarina também apresentou bom desempenho, com crescimento de 2,8%, 7ª melhora consecutiva no comparativo mês/mês imediatamente anterior. No Brasil o avanço foi de 1,2% no período. É importante ressaltar que esse bom desempenho representa em parte um aumento na produção em função de uma oferta reprimida no início da pandemia, de modo que o nível de produção no acumulado do ano ainda apresenta queda de -6,1% de janeiro – novembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

imagem1

O setor de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos, foi novamente destaque na produção do mês, com crescimento de 33,7% na comparação com novembro de 2019, e ainda acumulou um aumento de 5,7% na produção do ano (jan-nov). Tal setor é responsável pela fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos, bem como de eletrodomésticos, pilhas, baterias e outros.

imagem1

No geral, 11 dos 12 setores analisados pelo IBGE para Santa Catarina, tiveram melhora na produção industrial no comparativo de novembro 2020/2019. Enquanto no acumulado do ano (jan-nov 2020/2019), segmentos como máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas e equipamentos, celulose e papel, produtos de borracha e de material plástico, foram os responsáveis pelo crescimento positivo no período.

Anexos