Pular para o conteúdo principal
Publicado em 27, Jul 2022 por economia_obser…
Ambiente de fábrica
Publicações

Falta ou alto custo das matérias-primas tem menor impacto entre os industriais catarinenses

No mês de junho, a pesquisa da Sondagem Industrial em Santa Catarina mostrou uma melhora na percepção dos industriais em relação às compras de insumos no mercado internacional.

Em relação aos principais problemas enfrentados pelos industriais catarinenses no segundo trimestre do ano, o maior entrave continua sendo a falta ou o alto custo da matéria-prima. Contudo, a parcela de industriais que apontou esse problema reduziu de 65,2% para 50,5% na passagem trimestral. Essa redução foi superior à média nacional, que passou de 58,8% para 52,8%.

Problemas enfrentados pelos industriais catarinenses

Isso também é perceptível no índice referente à perspectiva de compra de matéria-prima no estado, que no mês de julho passou a ser maior do que a média nacional. O aumento do otimismo do empresário industrial catarinense reverbera no crescimento da expectativa de compras  de insumos industriais para os próximos meses. 

perspectiva de compra de matéria prima

Além disso, a flexibilização das restrições na China, após dois meses de intensos lockdowns, contribuiu para a redução dos congestionamentos de navios próximos à Xangai, diminuindo em mais da metade o tempo de espera para atracação no maior porto de contêineres do mundo.

Em contrapartida, houve aumento na porcentagem de empresas que sentem os impactos da elevação na taxa de juros. A política monetária mais restritiva está sendo utilizada para amenizar o impacto inflacionário no território nacional e mundial.

Aumento na intenção de investir na indústria catarinense em julho

A intenção de investir na indústria catarinense aumentou no mês de julho, após leve queda no mês anterior. As medidas legislativas aprovadas no fim de junho já se refletem na redução dos preços dos combustíveis, o que acaba arrefecendo a pressão dos custos para o industrial a curto prazo.

Intenção de investir na Indústria em Santa Catarina e no Brasil para os próximos seis meses

Além disso, os bons resultados no setor de serviços, impulsionado pelo maior consumo das famílias, ajuda a proporcionar um ambiente de maior otimismo entre os industriais catarinenses.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria catarinense registrou leve recuo de 1 p.p, atingindo valor de 76%. Historicamente, Santa Catarina opera a indústria em capacidade acima da média nacional. No mês de junho, essa diferença foi de 6 pontos percentuais.

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Tags Publicações