Indústria catarinense opera em 2021 na maior capacidade instalada média dos últimos anos

Santa Catarina encerrou o ano de 2021 com média de 78,9%, no nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o melhor resultado anual desde 2012

Publicado em 31/01/2022

Santa Catarina encerrou o ano de 2021 com média de 78,9%, no nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o melhor resultado anual desde o início da série histórica em 2012. Em dezembro, a média catarinense ficou em 75%. Para o Brasil, o resultado ficou em 68,0%, demonstrando um nível de ociosidade na produção maior que o observado no estado. A UCI é uma análise que reproduz a relação entre o quanto foi produzido pela unidade industrial e o quanto poderia ter sido produzido operando em plena capacidade.

Utilização da Capacidade produtiva da indústria no Brasil e Santa Catarina

O resultado faz parte da Sondagem Industrial, pesquisa de opinião empresarial mensal que analisa tendências de variáveis relacionadas à atividade industrial.

Outro indicador importante na pesquisa é a evolução do estoque efetivo em relação ao planejado de produtos finais. Em dezembro, houve queda considerável do indicador em Santa Catarina, registrando agora 52,7 pontos. No entanto, apesar do recuo, o valor acima do limiar de 50 pontos indica que os estoques ainda permanecem acima do desejado pelo empresário, apontando um nível de demanda abaixo do planejado na indústria. Já no Brasil, o indicador está próximo de 50 pontos, o que significa que o estoque efetivo foi praticamente o planejado pelas empresas.

Estoque efetivo em relação ao planejado em Santa Catarina e no Brasil
Matéria-prima e investimentos futuros

Pelo sexto trimestre consecutivo, a falta e/ou o alto custo de matérias-primas é apontado como o principal problema das empresas industriais brasileiras, segundo a CNI. A pandemia desarticulou as cadeias globais de valor, com impacto direto nos preços de fretes e insumos. Após cinco quedas consecutivas, o índice de perspectiva de compras de matéria-prima voltou a subir em Santa Catarina, registrando 53,4 pontos, inferior à média brasileira de 54,1 pontos. Apesar desses entraves, os números acima dos 50 pontos apontam expectativa positiva de crescimento nas compras futuras de matérias-primas.

Intenção de compras de matéria  prima em Santa Catarina e no Brasil

Já a intenção de investir da indústria catarinense para os próximos seis meses registrou 66,2 pontos, 4,3 pontos abaixo do mês anterior, resultado acima da média nacional (57,9 pontos). O empresário industrial catarinense mostra-se mais cauteloso no atual momento, frente ao resultado médio de 2021 de 70,4 pontos, porém se mostra mais disposto a investir que o restante do país.

Intenção de investir na Indústria em Santa Catarina e no Brasil para os próximos seis meses

Acesse abaixo o boletim completo:

Tags Publicações
Sondagem industrial