Pular para o conteúdo principal
Publicado em 20, Sep 2021 por observatorio
Jovens ocupados e trabalhando em Santa Catarina
Publicações

Santa Catarina tem a melhor taxa do país de jovens que estudam e trabalham. De acordo com o IBGE, 20% das pessoas entre 15 e 29 anos estavam ocupados e estudando no estado. Esse é o maior percentual do Brasil.

Por outro lado, 12% dos jovens catarinenses não estavam ocupados no mercado de trabalho e nem estudando. São os chamados “nem-nem”, que não trabalham, não estudam e não estão em treinamento. O percentual de Santa Catarina também foi o menor entre todos os Estados. No país, a taxa média dos jovens “nem-nem” chega a 22%.

Santa Catarina tem a menor taxa de desocupação do país, de acordo com o IBGE. Então esse resultado reflete a oferta de emprego. Indica que o mercado está conseguindo absorver a mão-de-obra dos jovens.

Também é um reflexo do aumento da escolarização, que vem crescendo desde 2016. Em Santa Catarina, o percentual de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos frequentando a escola em 2019 era de 99,7%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, faixa de idade do ensino médio, a taxa de escolarização é de 93,7%.