Durante três dias, os consultores do Sebrae de Santa Catarina, por meio do Programa Cidade Empreendedora, receberam treinamento sobre a plataforma Cidade Única, na Academia FIESC de Negócios. A capacitação promovida pelo Sebrae/SC e Observatório FIESC começou na terça-feira, 28, e encerrou nessa quinta, 02, com conteúdos teóricos e práticos de uso da solução para aplicar junto à gestão pública nos municípios.
A plataforma reúne informações de 5.570 municípios no país e permite o monitoramento dos principais indicadores econômicos, sociais e demográficos. “Para potencializar os objetivos do Programa Cidade Empreendedora, o Cidade Única reúne mais de 270 indicadores e os consultores do Sebrae/SC podem ter acesso aos dados de educação, saúde, transporte e demais setores para compor estratégias na melhoria na qualidade de vida da população”, ressaltou o coordenador do Observatório FIESC, Alexandre Moraes.
Entre os temas abordados, destacam-se o desenvolvimento regional e a cultura data driven que junto com o Cidade Única, foram essenciais para os consultores desenvolverem os seus cases e proporem soluções fundamentais para os problemas que o gestor púbico enfrenta no dia a dia. “A plataforma vai auxiliar os gestores públicos a entenderem melhor quais são os potenciais de cada região para promover políticas públicas e desenvolver os territórios”, afirmou o líder do Cidade Única, no Observatório FIESC, Marcelo Couto.
Segundo o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro, a capacitação é resultado de várias iniciativas do trabalho em conjunto com o Observatório FIESC. “Geramos gerando um produto no qual a gente oferta para as prefeituras e tornou-se uma ferramenta de trabalho para todos nós. Tudo isso eleva a competitividade das nossas próprias entregas nessa parceria com o IEL”, pontuou.
Para o consultor do Sebrae/SC, Alexandre Silveira, o momento foi fundamental para subsidiar o trabalho com as prefeituras. “Foi uma excelente experiência entender a plataforma e que pode ser facilmente operada para acessar informações sobre o cluster e, assim, pensar em políticas públicas nos municípios”, concluiu.
Pedro Maranhão, analista de dados do Cidade Única, no Observatório FIESC, enfatiza que foram apresentados “conteúdos sobre desenvolvimento regional, caracterização de regiões e territórios, com vários modelos de observação para linkar a expertise em dados para que os consultores tenham melhor efetividade com as prefeituras e órgãos públicos durante as atividades em campo”.