Pular para o conteúdo principal
Publicado em 20, Sep 2021 por observatorio
Santa Catarina reduz taxa de analfabetismo
Publicações

A taxa de analfabetismo dos catarinenses de 15 anos ou mais caiu para 2,3% em 2019, o que significa 24 mil pessoas analfabetas a menos em relação a 2016. É o que apontam os dados do módulo Educação de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses são os dados públicos mais recentes.

O índice é o segundo menor do país, atrás apenas do Rio de Janeiro (2,1%), e quase três vezes menor que a taxa nacional (6,6%).

A taxa de analfabetismo se reduziu em todas as faixas etárias na comparação com a pesquisa de 2016. A queda é uma consequência do aumento da escolarização, o percentual de estudantes que frequentam a escola em relação à população do mesmo grupo etário. Em Santa Catarina, o percentual de pessoas entre 6 e 14 anos frequentando a escola em 2019 era de 99,7%. Para aqueles de 15 a 17 anos, idade correspondente ao ensino médio, a taxa de escolarização é de 93,7%.

Um estado produtivo, competitivo, com maior empregabilidade, inclusão social e melhor qualidade de vida está diretamente relacionado a bons indicadores educacionais.

Tags Publicações