O Observatório FIESC lança, neste mês, a primeira etapa do projeto Radar Tecnológico. A proposta inicia com a divulgação de conteúdos especiais, divulgados quinzenalmente no site observatorio.fiesc.com.br. A partir de uma visão abrangente e atualizada, o objetivo é monitorar avanços tecnológicos e inovações nas áreas de inteligência artificial (IA), sustentabilidade, descarbonização, energias renováveis, robótica, saúde e outras.
Para Eliza Coral, gerente executiva do IEL/SC, é uma oportunidade de compartilhar informações confiáveis e contextualizadas, tanto para a indústria quanto para sociedade. “Convidamos todos a acompanharem de perto essa nova frente de trabalho, que busca trazer insights valiosos e contribuir para a construção de um futuro mais tecnológico, sustentável e inclusivo”, enfatiza.
As publicações serão fundamentadas nas fontes primárias fornecidas pelas bases do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Programa de Ligação Industrial do MIT (ILP), em conjunto com bases secundárias relevantes. Os conteúdos devem tratar de tópicos contemporâneos voltados para a indústria, como a aplicação da robótica, iniciativas para a sustentabilidade e debates sobre a integração da inteligência artificial.
Alexandre Moraes Ramos, gerente do Observatório FIESC, ressalta a importância de estar atento às transformações tecnológicas e às possíveis tendências que moldam o futuro. “O Radar Tecnológico surge como uma ferramenta para destacar iniciativas promissoras, estimulando o debate e promovendo o conhecimento, além de apresentar perspectivas que auxiliam em decisões estratégicas para diferentes negócios e situações do nosso dia a dia", pontua.