Pular para o conteúdo principal

Indústria catarinense inicia o ano com segundo maior saldo de vagas do país

Boletim sobre o desempenho do mercado formal de trabalho catarinense em janeir de 2023

Publicado em 09/03/2023

No primeiro mês de 2023, Santa Catarina abriu 15,7 mil novas vagas formais de trabalho na economia. A indústria foi a principal responsável por esse resultado, com saldo de 13,0 mil vagas no mês.

tabela-variacao-empregos

 

Em seguida, estão os setores de serviços e a agropecuária, com saldos de 4,7 mil e 1,5 mil, respectivamente. Já o comércio apresentou fechamento de 3,4 mil postos de trabalho, refletindo o efeito sazonal após as contratações de final de ano.  
A expansão de vagas industriais no início do ano representa uma recuperação parcial das perdas ocorridas nos últimos meses, principalmente nos setores que mais empregam na economia catarinense.
Após três meses consecutivos de fechamentos de vagas, o setor de têxtil, confecção, couro e calçados liderou a geração de empregos formais em janeiro, com saldo de 3,9 mil novos vínculos. Entre as atividades do setor, o destaque vai para a confecção de peças do vestuário.

saldo-de-empregos-br

 

O setor da construção registrou o segundo maior saldo da indústria, mediante a abertura de 3,6 mil vagas, sobretudo na atividade de construção de edifícios.

A indústria alimentícia, que foi destaque em 2022, continua com bons resultados em janeiro. O segmento segue impulsionado pelas vendas no mercado interno, em especial a produção de laticínios, como também para o mercado externo, onde prevalece a abertura de vagas formais nas atividades de frigoríficos.
Estimulado pela produção de embalagens para alimentos, o setor de papel e celulose registrou saldo de 551 vagas, valor superior às perdas registradas no mês de dezembro.

O resultado no mercado de trabalho formal no mês de janeiro reflete a melhoria de indicadores antecedentes na economia catarinense, como, por exemplo, a intenção de investir do industrial catarinense e a utilização da capacidade instalada. Ambos os indicadores cresceram acima da média nacional no início de 2023.
Isso contribuiu para Santa Catarina registrar o segundo maior saldo do país tanto na indústria, como também na economia.

saldo-de-empregos-setor-industrial

Confira abaixo o Boletim na íntegra:

Anexos
Tags Publicações
Empregos