Pular para o conteúdo principal
Publicado em 26, Aug 2021 por economia_obser…
Indústria sendo visitada por pessoas com colete
Publicações

Santa Catarina mantém abertura de novas vagas de trabalho em julho

O estado registrou saldo positivo no mercado formal de trabalho de 13.397 novas vagas em julho. A indústria geral e da construção foi responsável por 6.199 novos postos de trabalho. Enquanto isso, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 4.623, 2.793 e -218, respectivamente.

Saldo de emprego dos setores industriais em Santa Catarina em julho de 2021

Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo do país para a Indústria de Transformação no mês de julho, quando comparado com os demais estados. A geração de empregos da indústria catarinense ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No total, foram abertos 4.283 novos postos de trabalho na Indústria de Transformação em Santa Catarina, representando o sétimo mês consecutivo de abertura de vagas para o setor.

Ranking dos estados no emprego industrial por UF

O resultado é positivo, uma vez que demonstra a manutenção da atividade industrial em Santa Catarina, ampliando as expectativas de aumento na produção industrial para o segundo semestre de 2021. Além disso, os índices de confiança e de intenção de investimento dos empresários catarinenses, medidos pelo Observatório FIESC em parceria com a CNI, continuam em patamar superior às médias históricas – indicando maior confiança na economia e na realização de novos investimentos.

O principal destaque da indústria catarinense foi o setor de Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, responsável pela geração de 1.943 novos postos de trabalho. Esse setor já sente os resultados positivos do avanço da vacinação e da retomada do fluxo de pessoas nas cidades. Mais uma vez, o segmento de Confecção de Peças do Vestuário aponta maior abertura de vagas em julho, com saldo de 942.

O setor de construção registrou o seu quarto maior saldo de empregos em Santa Catarina no ano de 2021. Apesar da mudança na condução da política monetária por parte do Banco Central, resultando em um ciclo de aumento na taxa básica de juros, o setor continua com taxas atrativas para financiamento imobiliário, mantendo o cenário aquecido para a atividade.

No saldo acumulado do ano, a Indústria geral foi o setor que mais gerou empregos no estado, com 60.465 vagas criadas. Ao todo, Santa Catarina registra um saldo de 139,4 mil novas vagas em 2021.

Saldo de emprego dos setores industriais em Santa Catarina em julho de 2021

Anexo abaixo o boletim detalhado.

Tags Publicações