Pular para o conteúdo principal
Publicado em 15, Nov 2020 por thais.braga
comex
Publicações

Produção Industrial Geral

A Produção Industrial Física realizada pela indústria geral registrou crescimento pela primeira vez desde início da pandemia, na análise interanual da produção mensal. No mês de setembro de 2020, a produção geral da indústria em Santa Catarina cresceu 7,6%, quando comparado ao igual mês do ano anterior. O Brasil registrou expansão de 3,4% no mesmo período.

imagem1

 Produção Industrial por Setores

Um importante indicador da boa consistência da recuperação econômica foi revelado no mês de setembro, caracterizado pelo crescimento vigoroso do setor de bens de capital. Comparados setembro de 2019, os segmentos de máquinas e equipamentos industriais e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, registraram respectivamente, crescimentos de 37,4% e 34,7%, revelando a disposição de investir do setor industrial. Colaborou para isso, a sequência de melhora natividade industrial de setores como veículos automotores e confecção de artigos do vestuário, nos últimos meses.

imagem1

Ambos os segmentos mostraram maiores dificuldades durante a pandemia, com forte redução na atividade industrial. Com a retomada da atividade econômica por meio de maior controle da população no que se refere ao cuidado com a exposição ao vírus, ambos os setores estão apresentando melhora no desempenho industrial, embora ainda registrem queda na produção, comparando-se ao mesmo período do ano anterior. O setor de produtos têxteis registrou expansão de25,2% em setembro, na análise interanual. Atividade possui como principal influência a manutenção do auxílio emergencial. Por sua vez, o setor de borracha e material plástico com expansão de 12,1% no mês, tem relação com atividade industrial de embalagens, que em um primeiro momento foi influenciada pela produção de produtos alimentícios

imagem1

Produção Industrial por UF

Com crescimento de 7,6% em setembro, Santa Catarina registrou a quarta maior variação relativa na produção industrial, quando comparado ao igual mês do ano anterior. Apenas os estados de Amazonas, Ceará e Pará tiveram desempenho superiores com 14,2%, 8,5% e 8,1%, respectivamente.

imagem1

Produção Física Industrial da Indústria de Transformação

Em relação à Produção Física Industrial da Indústria de Transformação, Santa Catarina registrou o segundo mês no ano com expansão na atividade produtiva na análise mensal, quando comparada com igual período do ano anterior. A série histórica da variação percentual da produção industrial revela que Santa Catarina ainda está em um período de recuperação da atividade. A atividade industrial acumulada nos últimos 12 meses, demonstra o forte impacto da pandemia sobre indústria catarinense, bem como a retomada gradual do nível de atividade observado no final de 2019.

Para que que esse processo ocorra de maneira mais rápida, será necessário crescimento econômico. Para o ano de2021, a manutenção de um cenário macroeconômico favorável à atividade industrial, sobretudo em manutenção do volume de demanda, melhor gestão das contas públicas, retorno para uma agenda política de redução da relação dívida pública/PIB, redução da volatilidade cambial e consequente melhora da previsibilidade econômica, tendem a atuar como importantes fatores para que a retomada industrial dos últimos meses possa implicar na formação de um ciclo consistente de crescimento, capaz de elevar a produtividade da economia, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável.

imagem1

 

Tags Publicações