Pular para o conteúdo principal

Produção industrial catarinense registra segunda expansão consecutiva em maio

Com isso, a produção da indústria do estado segue em patamar superior ao período pré-pandemia

Publicado em 15/07/2022

Produção industrial catarinense registra a segunda expansão consecutiva em maio

tabela com a produção industrial

 

No mês de maio, a produção industrial catarinense registrou crescimento de 1,6% ante abril, segunda expansão consecutiva na análise mensal, desconsiderando os efeitos sazonais. O nível de produção da indústria catarinense segue em patamar superior ao período pré-pandemia, impulsionado pelos recordes históricos registrados nas exportações do estado no ano de 2022.

gráfico produção industrial na indústria geral

 

Nos primeiros cinco meses do ano, a atividade industrial catarinense vem registrando recuo frente ao mesmo período de 2021. A resistência do processo inflacionário global acaba por limitar a sustentabilidade do crescimento econômico.

Setor de Máquinas e equipamentos lidera expansão da produção em maio

Na análise mensal, o setor de Máquinas e Equipamentos registrou a maior expansão da produção industrial do estado, com crescimento superior à média nacional. A alta sofisticação na produção torna esse resultado importante para a maior disseminação de inovação na cadeia produtiva. O bom resultado do setor no mês de maio está ligado ao momento positivo das exportações de Máquinas e aparelhos de uso agrícola, bem como a demanda interna crescente de mecanização agrícola. A valorização mundial no preço de várias commodities agrícolas acaba incentivando o aumento da produção doméstica.

gráfico variação produção industrial

 

No ano de 2022, as indústrias catarinenses de produtos alimentícios e madeira foram as atividades que registraram variações positivas na produção. 

O estado fortaleceu as relações comerciais com países do Oriente Médio e da Ásia (excluso a China), com destaque no aumento das vendas de carne suína e de aves. Em relação à atividade de Produtos de madeira, o estado se beneficia do bom momento no setor da Construção no mercado doméstico e internacional.

Acesse o boletim na íntegra abaixo:

Tags Publicações
Produção industrial