Pular para o conteúdo principal
Publicado em 10, Jun 2021 por observatorio
banner estudos especiais
Publicações

O IBGE solicitou nesta semana o engajamento dos empresários de Santa Catarina no envio das respostas às Pesquisas Estruturais por Empresas, relacionadas ao ano fiscal de 2020. 

O objetivo das pesquisas é prover ao Sistema Estatístico Nacional uma série de informações relevantes para subsidiar o planejamento governamental e, com isso, também fornecer elementos-chave para a elaboração de estudos sobre os setores de comércio, indústria, serviços e construção. Além disso, as pesquisas coletam informações necessárias ao sistema de contas nacionais, sendo essenciais para o cálculo do PIB. São elas:


•    Pesquisa Anual do Comércio (PAC); 
•    Pesquisa Anual de Serviços (PAS);
•    Pesquisa Industrial Anual (PIA); 
•    Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC).

De periodicidade anual, a coleta tem como foco as empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda e que estejam classificadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (Cempre). Em Santa Catarina, mais de 15 mil empresas reportam informações. 

A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada à qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, com a qualidade e excelência dos profissionais de contabilidade, responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE.

Com o apoio dos profissionais de contabilidade, o IBGE produz informação baseada em metodologia consolidada, com processos de produção referenciados em padrões internacionais. A informação estatística produzida é compreendida pelos usuários especializados e disseminada para toda a sociedade, com rigor na imparcialidade e igualdade de acesso.

Pontos importantes 

  • As empresas selecionadas para as pesquisas e o modelo de questionário a ser preenchido pode ser verificado no link ;
  • As pesquisas realizadas pelo IBGE são de cunho obrigatório, e tem sigilo garantido;
  • O IBGE está realizando as abordagens às empresas em regime de trabalho remoto. As informações sobre os funcionários que trabalham na abordagem podem ser verificadas em: www.respondendo.ibge.gov.br ("verifique a identidade do entrevistador") ou através do 0800-7218181;
  • O prazo de entrega, para empresas com unidade de coleta no âmbito do IBGE de Santa Catarina, se encerra em 15/09/2021;
  • O questionário pode ser baixado em: https://questionarios.ibge.gov.br/.