Pular para o conteúdo principal
Publicado em 16, Oct 2020 por thais.braga
comex
Publicações

Índice de confiança geral
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) geral registrou sua sexta melhora consecutiva em outubro para os resultados estadual e nacional. Santa Catarina já atingiu 65,7 pontos, patamar próximo ao registrado nos meses de janeiro e fevereiro, antes dos impactos econômicos da pandemia do Covid-19 atingirem o estado – alcançando o terceiro melhor resultado do ano. Cabe ressaltar que desde julho, o índice de confiança já demonstra retomada da confiança, tendo ultrapassado os 50 pontos, e desde então a mesma consolida-se gradualmente. 
No Brasil, o indicador também registra quinta melhora consecutiva, atingindo 61,8 pontos em outubro. Com esse desempenho, Santa Catarina mantém confiança acima da média nacional, demonstrando força no estado. 
 

imagem1

Expectativas

O Índice de Expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses mantém o otimismo para o setor industrial no mês de setembro, apesar de leve queda em relação ao mês imediatamente anterior. O indicador registrou 66,5 pontos, o que representa uma queda de 0,7 pontos. A oscilação pode estar relacionada a dificuldade de compra de matérias primas e insumos, além do aumento de preços demonstrado no curto prazo. Até o momento está descontrole se mostra ser conjuntural, de maneira que o equilíbrio entre oferta e demanda virá à medida que a economia se recupere. 

imagem1

Indústria da Transformação

A confiança empresarial no setor da indústria da transformação atingiu 67,6 pontos no mês, mantendo as perspectivas positivas para o setor industrial. O resultado representa um aumento de 0,9 pontos em relação ao mês anterior. 

A pesquisa feita com os empresários apontou que a melhora das percepções acerca das condições da economia do estado tem contribuído para o aumento nos níveis de expectativa, de maneira semelhante entre empresas de pequeno, médio e grande porte. 

 
Indústria da Construção

O ICEI da construção civil, por sua vez, indicou que os empresários do setor continuam confiantes em relação às perspectivas de melhora da economia nos próximos meses, com o resultado mantendo-se acima dos 50 pontos. O indicador totalizou 51,5 pontos no mês de outubro. 

A manutenção da taxa de juros nas mínimas históricas estimulam a atividade econômica no setor, facilitando a obtenção de crédito para a realização de investimentos e para o financiamento imobiliário. Assim como no setor da transformação, as condições atuais positivas contribuem com o otimismo mais difundido.  
 

Tags Publicações