Índice de Confiança melhora novamente em junho
Santa Catarina registrou 64,2 pontos no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para o mês de junho. É a segunda alta consecutiva do indicador no estado, acompanhada pelo movimento nacional.
Essa nova alta indica uma maior disseminação da confiança na economia industrial catarinense que se deve à perspectiva de aceleração na vacinação e a consequente reabertura na economia. Além disso, a renovação do auxílio emergencial por mais três meses evita uma redução abrupta na renda das famílias, sustentando o consumo por mais tempo. Por outro lado, os estímulos fiscais e monetários em países desenvolvidos auxiliam na atividade econômica mundial e, em especial, setores exportadores na economia nacional e catarinense.
Componentes do ICEI
O ICEI é composto por outros dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência.
Expectativas para os próximos seis meses melhoram em Santa Catarina e no Brasil
Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários catarinenses registrou 66,7 pontos, com crescimento de 3,4 pontos no mês de junho, comparado a maio. Santa Catarina segue com as expectativas do empresário industrial acima da média brasileira (65,1). Embora o estado ainda sofra com alguns reflexos da pandemia sobre as cadeias produtivas como, por exemplo, distorções de preços, o empresário industrial enxerga otimismo para a economia catarinense nos próximos meses, demonstrando inclusive aumento na intenção de investir.
Melhoria nas Condições Atuais
Houve melhora também na percepção das Condições Atuais na indústria catarinense em relação àquelas observadas a seis meses atrás. O indicador teve elevação de 5 pontos em relação a maio, registrando 59,2 pontos, e se manteve novamente acima da média dos estados brasileiros.