Pular para o conteúdo principal
Publicado em 21, May 2021 por economia_obser…
ICEI
Publicações

ICEI registra confiança em maio

Santa Catarina registrou 60,3 pontos no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no mês de maio. Após um ciclo de 3 meses de quedas consecutivas, o resultado voltou a crescer, o que demonstra recuperação da confiança do empresário catarinense. O mesmo ocorreu no cenário nacional onde o índice cresceu 4,8 pontos, chegando a 58,5 pontos em maio.

Este otimismo do empresário industrial pode estar relacionado ao avanço da vacinação no Brasil, possibilitando uma retomada mais veloz à normalidade da economia. No cenário internacional, destaque para o pacote de investimentos na economia dos Estados Unidos e a retomada da atividade econômica na China.

Grafico 1

Componentes do ICEI

O ICEI é composto por outros dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência.

Expectativas positivas

Para os próximos seis meses o nível de confiança do Índice de Expectativas dos empresários registrou 63,3 pontos no estado, com crescimento de 3,6 pontos no mês de maio em relação a abril. Santa Catarina segue com expectativas acima da média brasileira. O país apresentou 62,6 pontos no índice, que significou um aumento de 4,5 ponto em relação ao mês anterior.

Grafico 2

Revisão nas condições atuais

No que ser refere às condições atuais, o índice apresentou crescimento de 2,0 pontos em Santa Catarina, alcançando 54,2 pontos em maio. O número indica que na visão do empresário, as condições atuais estão melhores que àquelas vividas nos últimos seis meses. No âmbito nacional, o índice voltou a registrar um patamar de melhora, acima do limiar de 50 pontos, indicando também um cenário mais positivo na atualidade. A média registrada para o país em maio ficou em 50,2 pontos.

Grafico 3

 

Anexos