Pular para o conteúdo principal
Publicado em 21, Jul 2021 por economia_obser…
Homem em área industrial segurando uma prancheta
Publicações

Sobe a confiança do empresário catarinense

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de julho apontou 64,9 pontos em Santa Catarina, frente aos 64,2 pontos no mês de junho. Para o Brasil, a pontuação subiu de 61,7 em junho para 62,0 em julho. O aumento na confiança empresarial vem sendo observado desde maio, tanto à nível estadual como nacional. Porém, apesar disso, a variação de junho para julho (0,7 pontos em SC e 0,3 no Brasil) foi inferior às registradas nos meses anteriores. 

O aumento progressivo no índice desde maio deste ano pode ser explicado pela retomada do auxílio emergencial nacional e pelo bom desempenho no avanço da vacinação, que traz boas perspectivas no aumento do consumo de bens e serviços. O governo de Santa Catarina pretende vacinar toda a população com pelo menos uma dose até o final de agosto.

Gráfico que mostra a evolução do índice de confiança do empresário industrial para Santa Catarina e Brasil

Componentes do ICEI

O ICEI é composto por questionários enviados a uma amostra de empresas. O índice é utilizado para avaliar as expectativas atuais e futuras da economia regional e nacional, sob o âmbito dos empresários. 

Expectativas positivas 

A expectativa dos empresários catarinenses para os próximos seis meses caiu 0,4 pontos em julho na comparação com junho, registrando 66,3 pontos, ainda acima da média nacional (65,2). Apesar da queda, o índice permanece num patamar bastante elevado, acima do limiar de 50 pontos, indicando uma perspectiva positiva tanto em SC como no Brasil. 

Gráfico que mostra a evolução histórica do índice de expectativas para os próximos seis meses por parte dos empresários, Brasil e Santa Catarina

Condições atuais estão melhores

Já a percepção da situação econômica de agora em relação a seis meses atrás subiu 3,0 pontos de junho para julho. O empresário industrial catarinense vê o cenário atual melhor do que o observado na média do país. Dados sobre emprego e criação de novos negócios no estado reverberam esse cenário otimista. Soma-se ainda a previsão positiva de se injetar mais recursos financeiros na economia catarinense em 2021, em relação ao ano passado, por parte dos principais bancos de fomento do estado.

Gráfico que mostra a evolução histórica do índice de condições atuais do empresário de Santa Catarina e Brasil

Para mais informações, acesse o boletim abaixo: