Sobe a confiança do empresário catarinense
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de julho apontou 64,9 pontos em Santa Catarina, frente aos 64,2 pontos no mês de junho. Para o Brasil, a pontuação subiu de 61,7 em junho para 62,0 em julho. O aumento na confiança empresarial vem sendo observado desde maio, tanto à nível estadual como nacional. Porém, apesar disso, a variação de junho para julho (0,7 pontos em SC e 0,3 no Brasil) foi inferior às registradas nos meses anteriores.
O aumento progressivo no índice desde maio deste ano pode ser explicado pela retomada do auxílio emergencial nacional e pelo bom desempenho no avanço da vacinação, que traz boas perspectivas no aumento do consumo de bens e serviços. O governo de Santa Catarina pretende vacinar toda a população com pelo menos uma dose até o final de agosto.
Componentes do ICEI
O ICEI é composto por questionários enviados a uma amostra de empresas. O índice é utilizado para avaliar as expectativas atuais e futuras da economia regional e nacional, sob o âmbito dos empresários.
Expectativas positivas
A expectativa dos empresários catarinenses para os próximos seis meses caiu 0,4 pontos em julho na comparação com junho, registrando 66,3 pontos, ainda acima da média nacional (65,2). Apesar da queda, o índice permanece num patamar bastante elevado, acima do limiar de 50 pontos, indicando uma perspectiva positiva tanto em SC como no Brasil.
Condições atuais estão melhores
Já a percepção da situação econômica de agora em relação a seis meses atrás subiu 3,0 pontos de junho para julho. O empresário industrial catarinense vê o cenário atual melhor do que o observado na média do país. Dados sobre emprego e criação de novos negócios no estado reverberam esse cenário otimista. Soma-se ainda a previsão positiva de se injetar mais recursos financeiros na economia catarinense em 2021, em relação ao ano passado, por parte dos principais bancos de fomento do estado.
Para mais informações, acesse o boletim abaixo: