Pular para o conteúdo principal

Confiança na indústria catarinense se mantém, porém em menor nível

Confiança na indústria catarinense se mantém, porém em menor nível

Publicado em 25/03/2022

Confiança na indústria catarinense se mantém, porém em menor nível

O primeiro mês de 2022 se inicia com confiança para o empresário industrial catarinense, porém em nível menor que o observado no mês de janeiro dos últimos quatro anos. Medida através do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), Santa Catarina registrou 54 pontos em janeiro, o que significou um recuo de 2,4 pontos em relação a dezembro. É o quarto mês consecutivo onde a confiança do empresário industrial catarinense se mostra inferior em relação à média nacional.

 

ICEI

 

Apesar do recuo na variável, ela ainda expressa valor acima do limiar dos 50 pontos, o que indica um ambiente industrial de confiança, porém menos disseminado na economia se comparado ao mês anterior.

Atualmente, o industrial brasileiro ainda se depara com problemas relacionados à escassez de insumos e aos custos de produção mais altos. Além disso, há um aumento da preocupação do empresário industrial a respeito do ambiente nacional sob juros mais elevados no ano de 2022, que encarece o custo de capital e reprime a demanda agregada da economia.

Componentes do ICEI

O ICEI é um índice de difusão, que varia de 0 a 100 pontos, composto por dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência em relação aos últimos seis meses.

Ambiente atual de piora nas condições da economia

Todos os indicadores que compõem o ICEI em Santa Catarina sofreram recuo na pontuação no mês de janeiro. Entretanto, a ênfase vai para o Índice de Condições Atuais, que em janeiro passou a registrar 49,6 pontos, mesmo valor que a média brasileira. O resultado abaixo do limiar dos 50 pontos, indica uma percepção negativa das condições da economia em relação aos seis meses imediatamente anteriores.

 

Índice de Condições Atuais

 

Expectativas otimistas para os próximos meses

Em relação às expectativas para os próximos seis meses, houve redução no indicador nacional e catarinense no mês de janeiro. Apesar disso, ambos continuam apresentando uma pontuação acima dos 50 pontos, indicando que, apesar dos desafios enfrentados, o empresário industrial segue otimista em relação aos rumos do cenário econômico nacional.

Acesse o boletim completo abaixo:

Anexos
Documento