Pular para o conteúdo principal
Publicado em 26, Apr 2021 por economia_obser…
ICEI
Publicações

ICEI registra confiança em abril


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 57,2 pontos no mês de abril para o estado de Santa Catarina. O resultado representa a terceira queda consecutiva. No entanto, o ICEI ainda mostra confiança por parte dos empresários catarinenses. Esse reajuste no nível de confiança é observado em nível nacional, que registrou 53,7 pontos em abril. 
Santa Catarina continua apresentando um nível de confiança superior à média nacional. Com o avanço da vacinação no país, bem como os efeitos do retorno do auxílio emergencial, espera-se voltar a observar uma melhora no indicador ao longo de 2021. 

ICEI


Componentes do ICEI


O ICEI é composto por outros dois indicadores que procuram medir as expectativas nos próximos seis meses e as condições atuais da economia no mês de referência.


O Índice de Expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses mantém o otimismo para o setor industrial no mês de abril, apesar de queda em relação ao mês imediatamente anterior. O indicador registrou 59,7 pontos, o que representa uma queda de 0,4 pontos em relação a março. A oscilação pode estar relacionada a dificuldade de compra de matérias primas e insumos, além do aumento de preços observado no curto prazo. 

Expectativas



Em relação às condições atuais, o comportamento de queda acompanha a tendência nacional. No entanto, em Santa Catarina o indicador ainda se mantém positivo, acima do limiar de 50 pontos. Isso quer dizer que as condições atuais estão melhores que as condições dos últimos seis meses. Para Santa Catarina, o resultado no mês de abril foi de 52,2 pontos, enquanto para o Brasil foi de 44,9 pontos – indicando uma situação menos favorável no âmbito nacional.

Condições atuais