Pular para o conteúdo principal
Publicado em 29, Apr 2022 por economia_obser…
Pessoa manuseando prancheta em área industrial
Publicações

Empresário catarinense se mantém confiante em abril

No mês de abril, o empresário industrial catarinense mostrou avanço da confiança. Com aumento de 0,6 pontos em relação a março, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) em Santa Catarina atingiu 54,5 pontos em abril. A confiança do empresário industrial brasileiro também aumentou e se mantém acima da confiança observado no estado.

Índice de Confiança do Empresário Industrial

 

O ICEI é um índice de difusão, que varia de 0 a 100 pontos, composto por dois indicadores: 1) o índice de condições atuais, que retrata o sentimento do atual estágio da economia em relação aos últimos seis meses e 2) o índice de expectativas, que procura mensurar as expectativas para os próximos seis meses.

A dinâmica econômica mundial vem sofrendo com reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia, sobretudo pela alta ainda maior dos custos dos insumos industriais. Além disso, a pandemia da Covid-19 ainda continua impondo desafios para a China, com o retorno de novos surtos desde meados de março e com o regime de tolerância zero no enfrentamento à pandemia. Reflexo disso vêm sendo os constantes lockdowns em cidades chinesas buscando conter uma maior disseminação do vírus. Dessa forma, observa-se atrasos nas entregas de mercadorias oriundas do país, bem como no aumento dos fretes internacionais.

Com isso, esse cenário de maior incerteza mundial torna mais restritiva a disseminação da confiança entre os empresários industriais catarinenses e brasileiros.

O empresário enxerga piora nas condições atuais da economia brasileira

O índice relacionado às condições atuais da economia brasileira segue registrando pontuação abaixo de 50 pontos, indicando que o empresário industrial catarinense está pessimista com o momento atual da economia brasileira, em relação aos últimos seis meses.

A pressão sobre os custos de produção continua se mostrando presente de forma persistente e disseminada sobre as atividades industriais. Soma-se a isso o contexto mundial mais instável decorrente da invasão russa à Ucrânia, que agrava o custo das principais commodities mundiais. 

Índice de Condições Atuais para os próximos seis meses

Expectativa de melhora na economia para os próximos seis meses 

Já o índice de expectativas de Santa Catarina se encontra no patamar mais elevado no ano, com elevação de 1,2 pontos em relação ao mês de março, o que indica um sentimento de otimismo do industrial para os próximos seis meses.
 

Índice de expectativas para os próximos seis meses