Pular para o conteúdo principal
Publicado em 20, Aug 2021 por economia_obser…
Pessoa em pé com uniforme em ambiente industrial
Publicações

Atividade econômica se expande em junho

O Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina registrou expansão de 0,36% no mês de junho, em relação a maio, nos dados com ajuste sazonal. A variação positiva de junho é a terceira elevação consecutiva no índice em Santa Catarina. No cenário nacional, o IBC apontou expansão de 1,14% em junho, recuperando parte da queda observada de 0,55% no mês passado. Já na análise trimestral, tanto Santa Catarina como o Brasil registraram crescimento da ordem de 13% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.

Tabela IBCIBC mensal

O IBC incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados, sendo considerado um resultado aproximado do PIB.

Na análise interanual, Santa Catarina se manteve na terceira posição do ranking entre as unidades federativas. A expansão da atividade econômica no estado de 10,15% no mês de junho, frente ao mesmo período do ano anterior, também ficou acima da média nacional de 9,07%.

IBC Estados

O resultado positivo do setor de Serviços em junho divulgado pelo IBGE, foi o principal catalizador da expansão da economia do estado. O ritmo avançado da vacinação em todo o país vem criando as condições necessárias para essa expansão. Os principais destaques ficaram para os serviços prestados às famílias e serviços de informação e comunicação, ambos com expansão de cerca de 8% em junho, ante o mês de maio.

Dentre os setores industriais, apesar da queda, houve destaque para Produtos de Madeira, Veículos Automotores e Máquinas e Equipamentos que registraram as maiores expansões no mês de junho, com parte da demanda oriunda do setor externo.

Setores

 

Para maiores informações acesse o boletim abaixo:

Anexos
Tags Publicações