Atividade econômica se expande em junho
O Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina registrou expansão de 0,36% no mês de junho, em relação a maio, nos dados com ajuste sazonal. A variação positiva de junho é a terceira elevação consecutiva no índice em Santa Catarina. No cenário nacional, o IBC apontou expansão de 1,14% em junho, recuperando parte da queda observada de 0,55% no mês passado. Já na análise trimestral, tanto Santa Catarina como o Brasil registraram crescimento da ordem de 13% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
O IBC incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados, sendo considerado um resultado aproximado do PIB.
Na análise interanual, Santa Catarina se manteve na terceira posição do ranking entre as unidades federativas. A expansão da atividade econômica no estado de 10,15% no mês de junho, frente ao mesmo período do ano anterior, também ficou acima da média nacional de 9,07%.
O resultado positivo do setor de Serviços em junho divulgado pelo IBGE, foi o principal catalizador da expansão da economia do estado. O ritmo avançado da vacinação em todo o país vem criando as condições necessárias para essa expansão. Os principais destaques ficaram para os serviços prestados às famílias e serviços de informação e comunicação, ambos com expansão de cerca de 8% em junho, ante o mês de maio.
Dentre os setores industriais, apesar da queda, houve destaque para Produtos de Madeira, Veículos Automotores e Máquinas e Equipamentos que registraram as maiores expansões no mês de junho, com parte da demanda oriunda do setor externo.
Para maiores informações acesse o boletim abaixo: