Pular para o conteúdo principal
Publicado em 24, Feb 2021 por marceloalbuquerque
IBC
Publicações

O Índice de Atividade Econômica (IBC), calculado pelo Banco Central do Brasil (BC) e considerado como uma prévia do PIB, apresentou crescimento na série com ajuste de 3,41% para Santa Catarina no mês de dezembro, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado registrado foi bem acima da média nacional, que registrou estabilização, com variação de -0,01%. No entanto, na análise em relação ao mês de novembro de 2020, Santa Catarina registrou estabilização, com variação de -0,13%.

 

índice de atividade economica

 

O BC leva em consideração o desempenho dos setores de agropecuária, indústria, serviços e comércio para composição do cálculo do IBC. Desta forma, a indústria tem contribuído para a recuperação econômica de Santa Catarina. Inicialmente, o setor industrial foi puxado pelo setor de produtos alimentícios, mas agora é possível identificar melhora nos demais setores.
Para 2021, no entanto, o processo de vacinação será de grande importância para economia apresentar crescimento econômico. Os desafios logísticos da aplicação, bem como o nível de endividamento da economia nacional se caracterizam como grandes desafios para o ano que se inicia.

 

Tabela do IBCr

 

Tenha acesso a mais informações fazendo o download do boletim abaixo: