Pular para o conteúdo principal
Publicado em 30, Mar 2021 por economia_obser…
Emprego industrial
Publicações

A indústria catarinense fechou o mês de fevereiro de 2021 com um saldo de 14.106 empregos, dos quais 13.853 foram da indústria de transformação, o que deixa Santa Catarina na 4ª posição no ranking entre todos os estados, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas gerais. A indústria foi o segundo setor responsável pela criação de empregos no estado dado que, no total, o saldo de empregos de Santa Catarina foi de 33.994 no mês de fevereiro.  

Na comparação interanual o resultado também foi positivo, uma vez que o saldo de empregos da indústria de transformação em fevereiro de 2021 foi maior do que no mesmo mês do ano anterior, cujo resultado havia sido de 9.226. Esses números evidenciam a resiliência da indústria catarinense frente à pandemia, com Santa Catarina contribuindo para os resultados positivos do país, uma vez que a indústria de transformação do Brasil fechou o mês de fevereiro de 2021 com um saldo de 88.208 novas vagas.

Emprego uf

Em relação ao saldo de empregos por setor da indústria de Santa Catarina, o resultado foi positivo, em virtude de que quase todos os setores apresentaram saldo positivo em fevereiro – apenas o setor de fármacos e equipamentos de saúde registrou fechamento de 23 vagas. O destaque do mês foi o setor de têxtil, confecção, couro e calçados que ficou com saldo de 5.003 novas vagas. Em segundo lugar ficou a construção, com saldo de 2.389, seguido de madeira e móveis (1.550), alimentos e bebidas (1.416), metalomecânica e metalurgia (1.323) e produtos químicos e plásticos (1.000).   

No aspecto macroeconômico, o novo ciclo de aumento da taxa básica de juros iniciado em março pelo Banco Central do Brasil, prevê amenização no descontrole de preços observados, principalmente, entre os elos das cadeias produtivas. De acordo com o próprio Banco Central, a trajetória de elevação da taxa de juros é compatível com a convergência da inflação para a meta no biênio 2021-2022 – evitando a configuração de um cenário de descontrole inflacionário.

Emprego setor

 

Tags Publicações