Pular para o conteúdo principal
Publicado em 26, May 2021 por economia_obser…
Emprego Industrial
Publicações

Santa Catarina gera 4,6 mil novas vagas na atividade industrial e de construção no mês de abril

Santa Catarina registrou um saldo positivo no mercado de trabalho formal de 11.127 novos postos de trabalho em abril. A indústria e a construção foram responsáveis por 4.656 novas vagas. Enquanto isso, o setor de serviços, comércio e agropecuária registraram saldo de 5.170, 2.053 e -752, respectivamente.

Saldo de empregos

 

Em relação ao saldo de empregos na Indústria de Transformação, Santa Catarina registrou o quarto maior saldo no mês – com abertura de 2.425 novos postos de trabalho. O estado ficou atrás de São Paulo, Paraná e Goiás, que registram saldo positivo de 7.353, 4.023 e 3.541, respectivamente.

O principal destaque no mês se refere ao setor da construção, que registrou um saldo de 2.021 novas vagas no mercado de trabalho. Entre os meses de janeiro a abril de 2021, a Construção apresenta saldo positivo de 9.550 – dos quais, 6.059 se referem à Construção de Edifícios. A atividade se beneficia pela manutenção em nível baixo da taxa de juros, com maior acesso ao crédito para a realização de investimentos e financiamentos imobiliários.

Os investimentos em bens de capital na economia nacional, que vêm refletindo na ampliação dessa atividade nos dados de produção industrial, continuam demonstrando um ciclo de expansão no mercado de trabalho para os setores da cadeia produtiva. Em especial, Máquinas e Equipamentos, Equipamentos Elétricos e Metalmecânica e Metalurgia registraram em conjunto saldo de 1.764 novas vagas no mês de abril.

O destaque negativo ficou para o setor de Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, que registrou o maior déficit no mês de abril. Analisando de maneira mais desagregada, observamos que o segmento de Couro e Calçados apresentou a maior queda, com o fechamento de 309 postos de trabalho. No acumulado do ano, no entanto, esse segmento registra abertura de 1.053 novas vagas.
 

Saldo de empregos por UF e setoriais

 

Tags Publicações