Pular para o conteúdo principal
Publicado em 16, Nov 2020 por thais.braga
comex
Publicações

No mês de setembro de 2020 Santa Catarina gerou24.827 novos postos de trabalho, registrando 99.188admissões e 74.361 desligamentos. A indústria foi responsável por 13.067 novos empregos, representando 53% do saldo positivo no mês. O desempenho observado no mês de setembro e presenta o quarto mês consecutivo com saldo positivo para a atividade industrial, desde o mês de junho de 2020.Apesar de registrar saldo positivo no ano de 2020 de21.779, a indústria de Santa Catarina ainda não superou as perdas de empregos causadas durante a pandemia. O setor industrial mantém uma trajetória de recuperação no mercado de trabalho, que deverá se manter ainda nos próximos meses. Considerando o saldo de empregos gerados entre janeiro e fevereiro, foram criados 31.150 novos postos de trabalho; enquanto entre março e setembro, o saldo ainda é de -9.371.

Análise setorial.

imagem1

A indústria têxtil, confecção, couro e calçados gerou 4.812 novas vagas em setembro de 2020.Trata-se do melhor desempenho da atividade desde janeiro, quando registrou saldo positivo de6.697. As medidas políticas de combate à crise econômica ocasionada pela pandemia estão sendo fundamentais para a retomada do setor. Em especial, o aumento de liquidez ocasionado pelo auxílio emergencial vem sustentando uma recuperação mais forte na atividade econômica. O setor de madeira e móveis registrou saldo de 1.418novos postos de trabalho. A atividade está se beneficiando pelo aumento do consumo das famílias, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE). No mês de setembro, o volume de vendas de móveis no varejo registrou crescimento de 45,2% no mês de agosto, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Além disso, há aumento nas exportações de madeira. No mês de setembro, o setor de construção civil registrou abertura de 932 novos postos de trabalho em Santa Catarina. A combinação de taxas de juros baixas e facilitação de acesso a crédito para o financiamento da casa própria deve ajudar a manter um crescimento sustentado da indústria da construção. A atividade também está sendo influenciada pelo aumento das obras públicas ocasionadas durante o período da pandemia ano eleitoral.

Indústria nacional

imagem1

A atividade industrial registrou no mês de setembro156.117 novos postos de trabalho. O estado com maior participação no saldo foi São Paulo, com32.111 novos postos de trabalho; seguido de Minas Gerais e Alagoas com 19.582 e 13.666, respectivamente. Santa Catarina registrou o quarto maior saldo de empregos no mês de setembro. Após os meses de abril e maio se caracterizando como os de maiores dificuldades para a indústria, em nível nacional a trajetória de recuperação no mercado de trabalho se mantém. Assim como em Santa Catarina, o resultado do mês se revelou quarto consecutivo de abertura de vagas no setor. No acumulado do ano, o setor industrial registrou102.797 novos postos de trabalho em nível nacional. Nessa análise, o estado do Paraná apresenta maior saldo de empregos com 27.734; seguido de Minas Gerais, com 23.908; e Santa Catarina, com21.779 novos postos de trabalho.

 

 

 

 

 

 

Evolução do saldo de empregos na economia catarinense

No mês de janeiro de 2020, a economia catarinense registrava um saldo positivo de 80,1 mil novos postos de trabalho, considerando-se o período acumulado de 12 meses. Contudo, o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade econômica foi sem precedentes. No mês de maio de 2020, o saldo de empregos acumulado em 12 meses já registrava -37,8 mil postos de trabalho. A atividade industrial foi a mais atingida, mas é também a que tem se recuperado mais rapidamente. No saldo acumulado dos últimos 12 meses o setor industrial registra o melhor resultado no mês de setembro com saldo de 2.743; seguido da agropecuária, serviços e comércio com saldos de 900, -1.625 e -3.422, respectivamente.

imagem1